Cristina L.M. Silva, coordenadora do mestrado em Engenharia Alimentar, foi distinguida a nível internacional na área de engenharia e tecnologia alimentar com a eleição para Fellow da Academia Internacional de Ciência e Tecnologia Alimentar (IAFoST). Esta decisão da academia reflete o reconhecimento internacional pela sua contribuição para o avanço e coordenação do ensino em ciência e engenharia alimentar a nível mundial e pelo seu trabalho de investigação na área de modelização e otimização de processos alimentares.
Esta professora associada da Escola Superior de Biotecnologia faz agora parte do grupo de líderes mundiais na área alimentar, envolvidos em atividades de ensino, investigação e extensão e com elevada reputação na liderança em ciência e engenharia alimentar. Cristina Silva preside ao grupo de trabalho de educação 1.2 da IUFoST (União Internacional de Ciência e Tecnologia Alimentar) sobre Questões Emergentes. Foi também fundadora e líder durante 9 anos da rede ISEKI-Food que inclui mais de 150 instituições de ensino superior na área da ciência e engenharia alimentar de mais de 100 países em todos os continentes. Neste momento é membro do conselho consultivo da Associação internacional ISEKI-Food.
A IAFoST é suportada pela IUFoST - International Union of Food Science and Technology, que congrega as Associações Nacionais de 65 países como membros e representa mais de 200 mil profissionais em todo o mundo. A IAFoST tem por objetivos promover a cooperação internacional e a troca de informação alargada, providenciar educação e formação a cientistas e técnicos alimentares em e promover o profissionalismo e a organização intraprofissional estruturada. A ESB é o Adhering Body da IUFoST para Portugal.