Na passada sexta-feira, dia 28 de março, duas representantes do grupo de investigação Nutrição Vegetal e Biotecnologia da UCP participaram no 3.º Encontro Municipal Eco-Escola, em Vila Nova de Famalicão. O evento, realizado na quinta pedagógica do Centro Social do Bairro da Quinta do Bairro, proporcionou uma plataforma para as escolas partilharem e celebrarem as suas iniciativas de sustentabilidade no âmbito do programa Eco-Escolas, desenvolvido em Portugal pela Associação Bandeira Azul Ambiente e Educação.
O programa Eco-Escolas apoia as escolas na implementação da Educação Ambiental para a Sustentabilidade, com foco na ligação entre a educação, a comunidade e a sustentabilidade (https://ecoescolas.abaae.pt/sobre/quem-somos/ ). O encontro deste ano, liderado pela Prof. Carolina, recebeu 79 escolas e 1.500 crianças para participarem numa série diversificada de workshops educativos centrados na gestão de resíduos, energias renováveis, bem-estar animal, alimentação saudável e agricultura.
A participação da UCP no evento deu continuidade às colaborações anteriores com o Centro Social através do projeto INCREASE (https://www.pulsesincrease.eu/). Como parte do seu contributo, a equipa da UCP —Anissa Davel, Harsimran Kaur, e Teresa Lima — concebeu uma série de atividades envolventes e práticas alinhadas com os temas dos projetos LegumES (https://legumesproject.eu/ ) e COUSIN (https://cousinproject.eu/). Estas atividades tinham como objetivo introduzir as leguminosas nas artes e ofícios e educar as crianças sobre as leguminosas, incluindo a sua identificação, os seus benefícios e a sua importância ambiental.
Atividades interativas baseadas em leguminosas
- Jogo do Mapa das Leguminosas: Esta atividade expandiu o conhecimento das crianças sobre as leguminosas de todo o mundo, enfatizando os seus diversos papéis nos ecossistemas e na cultura humana. As crianças leram cartões informativos, colocaram-nos num mapa-mundo com base na origem da leguminosa e depois combinaram placas de Petri com sementes com a leguminosa correta. Uma componente essencial desta actividade foi a introdução de conceitos básicos de serviços de ecossistema, mostrando às crianças como plantas como as leguminosas contribuem para a saúde do solo, a biodiversidade e até as tradições culturais. Ao envolverem-se com estas ideias de forma interactiva, as crianças foram encorajadas a desenvolver uma ligação mais profunda com o meio ambiente e uma apreciação pelo papel da agricultura na sustentação da vida.
- Caça-palavras: Uma sopa de letras com nomes de leguminosas proporcionou uma oportunidade de aprendizagem envolvente e autodirigida para crianças que sabiam ler. A concentração era intensa, com crianças — e até alguns professores — a perderem-se na sopa de letras enquanto procuravam ansiosamente palavras escondidas!
- Criação de arte com feijão: As crianças criaram obras de arte baseadas em feijões em páginas pintadas com aguarela, permitindo a criatividade prática. Todas as crianças estavam ansiosas por mostrar os seus desenhos.
- Jogo de correspondência de cartas de memória: As crianças jogaram um jogo de memória clássico utilizando cartas com imagens e nomes de leguminosas, estimulando tanto as capacidades de memória como a familiaridade com diferentes leguminosas. As batalhas pela maioria das partidas foram travadas bravamente por mentes jovens e determinadas, com aplausos e celebrações a surgirem quando cada par era descoberto.
- Identificação do feijão: Um jogo ao estilo do bingo em que as crianças combinavam legumes de uma tigela com um nome correspondente numa grelha, promovendo a competição e o trabalho em equipa.
- Atividade Caleidoscópio: As crianças utilizaram caleidoscópios para observar leguminosas em placas de Petri, introduzindo um elemento visual divertido à exploração de leguminosas.
O caos instalou-se da forma mais divertida e tanto as crianças como os professores saíram com um pouco mais de conhecimento sobre as leguminosas! O envolvimento com os jovens estudantes através de atividades interativas e criativas desempenha um papel crucial na promoção da consciencialização ambiental. Eventos como o encontro municipal da Eco-Escola oferecem oportunidades valiosas para as crianças se conectarem com a ciência agrícola de uma forma divertida e significativa, incentivando as gerações futuras a valorizar e proteger o ambiente