Ministro da Economia visita a Católica no Porto para conhecer o ecossistema de inovação e criação de empresas sediado no Centro de Biotecnologia e Química Fina

Terça-feira, Junho 25, 2024 - 17:39

Com o objetivo de conhecer as empresas que se encontram em co-criação no Edifício de Biotecnologia, a Universidade Católica Portuguesa no Porto recebeu no dia 25 de junho, Pedro Reis, ministro da Economia. A visita, a convite de Isabel Capeloa Gil, reitora da UCP, surgiu no âmbito da estreita colaboração existente entre o Centro de Biotecnologia e Química Fina (CBQF) da Escola Superior de Biotecnologia, a Biorbis - start-up de biotecnologia sediada no Edifício de Biotecnologia, e a Pipa Corp, empresa parceira de inteligência artificial aplicada à nutrição e spin-off da University of California, Davis.

Nesta visita foram apresentados exemplos das colaborações entre empresas e universidades que têm um papel central na geração de conhecimento e na estratégia de crescimento de Portugal. Em particular, a presença de empresas como a Biorbis no CBQF traduz-se numa relação estreita na execução de projetos de inovação com resultados amplamente positivos para as instituições envolvidas. A localização da Biorbis, entre outras empresas, no campus universitário acrescenta uma nova dimensão aos desafios propostos e ao reconhecimento da Católica enquanto entidade de excelência na educação em Portugal, além de contribuir para o crescimento do investimento em atividades de I&D na Área Metropolitana do Porto.

A visita do Ministro da Economia foi acompanhada por Isabel Braga da Cruz, pró-reitora da UCP, Paula Castro, diretora da ESB, João Pinto, diretor da Católica Porto Business School, Manuela Pintado, diretora do CBQF , John Melo, CEO da Biorbis e empreendedor de reconhecido mérito em biotecnologia, Andrés Rodas García, diretor da Biorbis e Ilias Tagkopoulos, professor de Ciências da Computação na University of California, Davis, diretor do NSF/USDA Artificial Intelligence Institute for Next Generation Food Systems (AIFS), entidade com apoio de duas agências federais norte-americanas (NSF e USDA), e Chairman da Pipa Corp.

A experiência de Ilias Tagkopoulos é um exemplo de translação de conhecimento de entidades académicas para empresas de base tecnológica, especialmente no desenvolvimento de tecnologias ligadas à inteligência artificial. A Pipa Corp, empresa que fundou, prepara-se para realizar um investimento no Porto, na Escola Superior de Biotecnologia, com o objetivo de formar uma equipa em Portugal para a utilização de inteligência artificial na resolução de problemas e desafios nas áreas da nutrição, agricultura e a biotecnologia. O conhecimento gerado será capaz de influenciar o bem-estar humano e a sustentabilidade ambiental e dos sistemas alimentares por todo o mundo com ciência made In Portugal.

Esta oportunidade de discussão, de avaliação do sistema de co-criação e de partilha de práticas de empreendedorismo, inovação e investimento é uma oportunidade única de cruzar intervenientes com uma extensa experiência e ambição e traduz-se num encontro altamente produtivo e progressivo. A perspetiva de futuro traz também para a conversa a importância da geração de emprego altamente qualificado decorrente do investimento público e privado em ciência de ponta, que é um fator essencial na retenção de talento em Portugal e na atração de investimentos ainda mais ambiciosos para Portugal.