Tecnologias Ambientais

5 ECTS / Semestral / Português

Objetivos e Competências

Conhecer as principais tecnologias para o tratamento de águas e águas residuais, emissões gasosas e resíduos sólidos.

No final da UC o aluno deverá saber identificar os principais problemas e conhecer as tecnologias relacionados com a gestão de águas/águas residuais, emissões e resíduos sólidos, conhecer as principais fontes de poluição e compreender o modo de funcionamento de cada uma das operações de tratamento, bem como identificar os principais parâmetros que influenciam estes processos. São enfatizadas as tecnologias numa perspetiva de valorização, reutilização e reincorporação de recursos.

 

Metodologias de ensino

A disciplina está estruturada em aulas teóricas, teórico-práticas e laboratoriais, e trabalho de campo. Nas aulas teóricas são apresentados os conceitos fundamentais sobre os diferentes processos de tratamento. Estes conceitos são aplicados na resolução de exercícios em aulas teórico-práticas. Nas aulas laboratoriais os alunos são confrontados com a operação de diferentes sistemas de tratamento. São também feitas visitas de estudo, para que os alunos se apercebam da utilização das tecnologias versadas nas aulas teóricas em contexto real.

 

Conteúdos programáticos

Teóricas

  • Águas e águas residuais: Caracterização de águas e águas residuais; Tratamentos preliminares e primários; Tratamentos biológicos; Tratamentos terciários; Tratamento de lamas e odores
  • Emissões gasosas: Tipologia de poluentes e de emissões atmosféricas; Tratamentos
  • Resíduos Sólidos: Abordagens de gestão; Aterros Sanitários; Compostagem; Incineração
  • Enquadramento legislativo/normativo atual e perspetivas futuras

Teórico-Práticas

  • Caraterização de Águas e de Águas Residuais. Descarga de Águas Residuais (VLEs). Interpretação de parâmetros analíticos: SS, SST, SSV, SDT; CBO; CQO. Modelo matemático CBO vs tempo –constante cinética (k) e CBOu.

Prática Laboratorial

  • Operação elementar de sistemas de tratamento biológicos aeróbios e anaeróbios

Trabalho de campo

  • Visita a instalação de tratamento de RSU e ETAR

Docentes

Professor(a) Catedrático(a)
Doutorada em Engenharia Bioquímica pela University College London (1994), iniciou a sua formação superior na Universidade Católica Portuguesa, tendo-se…
Professor(a) Auxiliar
Doutorada e mestre em Biologia Molecular pela Universidade de Cornell (Estados Unidos) e licenciada em Biologia pela Universidade de Coimbra. É Professora…
Investigador(a)
Doutorada em Microbiologia Ambiental pela Universidade de Wageningen, é presentemente investigadora no âmbito do projeto 3Boost, que promove a transferência…