Tecnologias Ambientais

5 ECTS / Semestral / Português

Objetivos e Método

Objetivos pedagógicos: Conhecer as principais tecnologias para o tratamento de águas e águas residuais, emissões gasosas e resíduos sólidos, focando as estações de tratamento de águas residuais como sistema que integra não só o tratamento das águas residuais, mas também o tratamento de emissões gasosas e de resíduos sólidos.

Conhecimentos e aptidões a desenvolver: No final da UC o aluno deverá saber identificar os principais problemas e conhecer as tecnologias associadas ao tratamento de águas/águas residuais, emissões e resíduos sólidos, conhecer as principais fontes de poluição e compreender o modo de funcionamento de cada uma das operações de tratamento, bem como identificar os principais parâmetros que influenciam estes processos. São enfatizadas as tecnologias numa perspetiva de valorização, reutilização e reincorporação de recursos.

A disciplina está estruturada em aulas teóricas, teórico-práticas e laboratoriais, e trabalho de campo. Nas aulas teóricas são apresentados os conceitos fundamentais sobre os diferentes processos de tratamento. Estes conceitos são aplicados na resolução de exercícios em aulas teórico-práticas. Nas aulas laboratoriais os alunos são confrontados com a operação de diferentes sistemas de tratamento, focados na monitorização de processos biológicos.

São também feitas visitas de estudo, para que os alunos conheçam a utilização das tecnologias versadas nas aulas teóricas em contexto real.

Programa

Teóricas

  • Águas e águas residuais: Caracterização de águas e águas residuais; Tratamentos preliminares e primários; Tratamentos biológicos; Tratamentos terciários; Tratamento de lamas e odores
  • Emissões gasosas: Tipologia de poluentes, de emissões e tecnologias de tratamento
  • Resíduos Sólidos: Gestão e tipos de soluções (i.e., aterros sanitários, compostagem e incineração)

 

Teórico-Prática

  • Interpretação de parâmetros analíticos usados na caracterização das águas residuais (exemplos: SST, SSV, CBO, CQO); parâmetros de operação de reatores biológicos; dimensionamento elementar de sistemas de tratamento biológico; aplicações, vantagens e desvantagens das diferentes tecnologias usadas no tratamento de águas e águas residuais, lamas e odores.

 

Prática Laboratorial

  • Caracterização de águas e de águas residuais; operação e monitorização de sistemas de tratamento biológicos aeróbios e anaeróbios

 

Trabalho de campo

  • Visita a instalação de tratamento de águas (ETA) e águas residuais (ETAR)

Docentes

Investigador(a)
Doutorada em Microbiologia Ambiental pela Universidade de Wageningen, é presentemente investigadora no âmbito do projeto 3Boost, que promove a transferência…