Objetivos e Competências
Conhecer e entender a estrutura e as principais relações existentes no sistema alimentar moderna.
Conhecer e entender o ecossistema de certificação e disciplina relevantes nas várias partes da cadeia alimentar.
Conhecer e entender os papeis das principais referencias de certificação relacionadas com os conceitos atuais de qualidade relevante para a cadeia alimentar – incluindo a proteção de marcas, faitrade, origem territorial, modo de produção, etc.
Conhecer e saber interatuar com normas por via de auditoria.
Metodologias de ensino
Uma combinação de aulas teóricas interativas e exercícios teóricas / práticas em que a matéria exposta na aula teórica é explorado e expandido o do exercício a seguir.
Conteúdos programáticos
Conceptualização de um produto alimentar e termos materiais (incluindo o sistema de embalagem) e intangíveis (serviços prestados – faitrade, biológico) e o contexto de comercialização (marca do produtor, marca do distribuído).
Cadeia de produção e distribuição alimentar e gestão das relações entre parceiros B2B e B2C e papel de certificação nestas relações.
Ecossistema de certificação; entidades de acreditação, empresas de certificação, consultores, produtores e gestores de referenciais.
Principais famílias de referenciais para certificações relevantes para a cadeia moderna ISO (EN&NP), Comerciais – GlobalGAP – incluindo a Cadeia de Custódia, IFS/BRC e outros reconhecidos pelo GFSI, normas mais locais, APCER 3002 & 3011, Salsa, SFBB, e relação com ASAE. Normas comerciais relacionadas com atributos valorizados pelo consumidor, fairtade, UTZ, MSC, FSC.
Análise pormenorizada de 2 normas relevantes incluindo aspetos relevantes na implementação e processo de certificação. Processo de auditoria.