Protozoários e Parasitas Multicelulares

Objetivos e Competências

Objetivos Pedagógicos:

Dar a conhecer a:

• Aspetos gerais da Biologia de Protozoários e parasitas multicelulares no âmbito da Microbiologia
  • Interação parasita-hospedeiro; mecanismos de evasão parasitária e de infeção
  • Implicações das infeções parasitárias nos índices de saúde dos povos do mundo

Ter noção de algumas das prioridades de I&D nesta área.

Resultados Expectáveis:

No final da Unidade Curricular os alunos deverão ser capazes de:
Identificar alguns protozoários e parasitas multicelulares e reconhecer o seu impacto na Saúde Pública.
Conhecer aspetos fundamentais da instrumentação laboratorial com modelos parasitários

Metodologias de ensino

A UC compreende aulas Teóricas, Teórico-práticas, Orientação tutorial e Laboratoriais.

As aulas teóricas são o local de exposição dos grandes temas da disciplina através da utilização de diapositivos exemplificativos da matéria em questão. São explicados os conceitos chave de cada matéria que são essenciais para a compreensão dos temas subsequentes mais complexos. Estas aulas estão organizadas em blocos de duas horas permitindo a exposição dos temas e a interação com os alunos recorrendo frequentemente a exemplos práticos de investigação e desenvolvimento ilustrativos do tema e desafiando os alunos a contribuir com questões e reflexões ao longo da sessão.

As aulas Lab, OT (orientação tutorial) e TP (teórico-práticas) complementam as sessões teóricas, cimentando os objetivos da unidade curricular.
As aulas teórico práticas permitem consolidar conhecimentos explicitados nas aulas teóricos e relacioná-los com as implicações em saúde pública e com aspetos práticos de diagnóstico.

Nas aulas de orientação tutorial pretende-se dar a conhecer aplicações de investigação científica práticas pela discussão de artigos científicos concretos e pela indiciação de prioridades científicas. Pretende-se induzir e alertar os estudantes para a investigação científica pela leitura de artigos selecionados.

Conteúdos programáticos

Teóricas:

• Interação parasita-hospedeiro
  • Protozoários Intestinais: biologia, imunopatologia, diagnóstico e transmissão

Estudo de alguns grupos específicos:

• Toxoplasma gondii: biologia e transmissão
  • Plasmodium spp. e malária
  • Amebas de vida livre
  • Parasitas multicelulares sua biologia.

Estudo da biologia, transmissão e imunopatologia de Schistosoma spp. • Evasão parasitária

Práticas:

• Gota espessa e esfregaço de sangue
  • Coloração de Giemsa e Acid-fast
  • Observação microscópica de Plasmodium falciparum e P. vivax;
  • O Método 1623 – EPA/USA
  • Microscopia de Epifluorescência
  • Protozoários e a cultura celular
  • Diagnóstico da toxoplasmose, testes de bioensaio

Orientação Tutorial:

• Tema científico em grupo ou individual e Relatório Científico.

Docente Convidado(a)
1987 Licenciatura Ciências da Nutrição FCNAUP 1992 DEA Interação HospedeiroParasita Universidade de Paris VI (Pierre et Marie Curie) 1997…