Políticas da Qualidade Alimentar

5 ECTS / Semestral / Inglês

Objetivos e Competências

O objetivo fundamental desta unidade curricular é proporcionar aos alunos uma visão alargada das exigências que o sistema alimentar impõe às empresas do setor; e um conhecimento integrado das estratégias conceitos e metodologias necessários para cumprir com estas exigências. Pretende-se familiarizar os alunos com os processos legislativos relevantes, dar a conhecer a normalização (internacional, nacional e setorial) nas áreas de métodos, da Gestão da Qualidade, Segurança Alimentar, defesa alimentar, ambiente, modos de produção entre outros. As competências adquiridas deverão permitir aos alunos numa primeira fase aplicar os conhecimentos a casos práticos em contexto letivo e no futuro profissional, interpretar e aplicar as exigências formais e conceber, implementar e manter as mesmas.

Metodologias de Ensino

A disciplina está estruturada em aulas teóricas, aulas teórico-práticas e seminários. As aulas teóricas são de exposição e diálogo estando suportadas por ferramentas multimédia, seguindo o programa definido e de acordo com os objetivos da UC. Nas aulas teórico-práticas são aprofundadas e discutidas as matérias apresentadas nas aulas teóricas e estão suportadas em estudos de caso, trabalhados pelos alunos para aumentar a sua capacidade crítica.  Os seminários serão realizadas em colaboração com organismos e entidades certificadores permitindo aos alunos uma maior aproximação ao contexto profissional.

Conteúdos

Políticas e Governança da Qualidade e Segurança Alimentar
Legislação Alimentar e Normalização
Fontes do direito na União Europeia. Regulamentação Europeia e Portuguesa na área alimentar. Normalização. Certificação DOP e IGP.
Sistemas de Gestão da Qualidade e Certificação
Gestão da Qualidade: Ferramentas e Normas. A Certificação de Produtos, Processos, Serviços e de Inovação: EN ISO 9000:2015 e 9001:2015 e de Auditoria EN ISO 19011:2018
Sistemas de Gestão da Segurança Alimentar
A interação do Sistema HACCP com os sistemas de Gestão da Segurança Alimentar. Referenciais Internacionais da Segurança Alimentar:

• GLOBAL G.A.P.
  • EN ISO 22000:2018
  • IFS Food
  • BRC Food Safety
  • Outros sistemas centrados na Qualidade e Segurança alimentar
  • Sistemas com base em defesa alimentar.

Exigências sobre proveniência e cadeia de custódio (FSC, MSC etc) e modos de produção (proteção integrada, produção biológica, Halal, Kosher, Bem-estar animal, vegan etc.). Exigências sobre comércio justo.

Professor(a) Associado(a)
Licenciada em Engenharia Alimentar e doutorada em Biotecnologia pela Universidade Católica Portuguesa. É Professora Associada com agregação da Escola Superior…