Objetivos e Competências
Aquisição de conhecimentos sobre questões multidimensionais do envelhecimento (fisiológica, psicossocial, comportamental, económica) e o seu impacto na alimentação e na nutrição do idoso visando a prevenção das doenças não transmissíveis comuns e a intervenção para promover um envelhecimento saudável associado a maior longevidade e melhor qualidade de vida dos idosos.
Competências a adquirir incluem capacidade para:
- Caracterizar os processos biológicos do envelhecimento e seu impacto na alimentação e na nutrição;
- Compreender as diferenças de necessidades nutricionais e recomendações alimentares ao longo do envelhecimento;
- Identificar o papel essencial de uma intervenção nutricional adequada na promoção de saúde e bem-estar, na redução dos impactos prejudiciais do envelhecimento (doença) e na melhoria da qualidade de vida;
- Compreender o papel da Biotecnologia no desenvolvimento de alimentos com melhor valor nutricional e textura adaptada destinados a idosos na saúde e na doença.
Metodologias de ensino
A unidade curricular está organizada em aulas teóricas, teórico-práticas e de orientação tutorial. Nas sessões teóricas privilegia-se a exposição dialogada e reflexiva com recurso a exemplos ilustrativos. Estas sessões podem ser complementadas com seminários proferidos por especialistas em determinadas áreas emergentes nesta área da Nutrição e envelhecimento. A componente teórico-prática e tutorial reforça competências transversais pela análise crítica de artigos científicos os quais serão apresentados à turma, a análise de casos práticos que aproximam os alunos da realidade profissional e o desenho de um mini-projeto em envelhecimento elencando a hipótese, carácter inovador, dados preliminares, desenho experimental e resultados esperados
Conteúdos programáticos
1. Alterações anatomofisiológicas, sensoriais e metabólicas do envelhecimento;
2. Fisiopatologia do envelhecimento;
3. Especificidade da avaliação e diagnóstico nutricional no idoso;
4. Necessidades energéticas e nutricionais específicas e recomendações alimentares no idoso;
5. Desenvolvimento de novos produtos dirigidos e adaptados para os idosos.
6. Nutrição e patologias geriátricas: declínio da função cognitiva, cardiovascular, endócrina, gastrointestinal, músculo-esquelética, visão; dor; declínio da saúde da pele e da cavidade oral.
7. Interação fármaco-nutriente no idoso.
8. Estratégias para a promoção do envelhecimento saudável: casos de estudo.
9. Especificidades de cuidados alimentares em instituições geriátricas.