Microbiologia do Ambiente

5 ECTS / Semestral / Português

Objetivos e Competências

Objectivos Pedagógicos:

Dar a conhecer a importância dos microrganismos no funcionamento dos ecossistemas, nomeadamente na recirculação de elementos, e perceber as aplicabilidades dos microrganismos na reabilitação e preservação do ambiente.
 
Resultados Expectáveis:

Conhecer a diversidade microbiana existente em diferentes habitats e as relações simbióticas entre os microrganismos. Conhecer e identificar a relação entre condições ambientais e presença/actividade microbiana em determinado ecossistema. Perceber a participação dos microrganismos nos ciclos biogeoquímicos dos elementos e seu impacto no ambiente. Saber identificar e definir/explicar um processo de eutrofização e ser capaz de medir/avaliar a qualidade microbiológica de um corpo de água recorrendo à análise de microrganismos indicadores. Conhecer os mecanismos e potencial de aplicação da ecologia microbiana a áreas como a agricultura, extracção de minérios e despoluição do ambiente – biorremediação.

 

Metodologias de ensino

A UC compreende aulas Teóricas, Teórico-práticas (TP), Orientação tutorial (OT), Trabalho Campo (TC) e Laboratoriais. As aulas teóricas são o local de exposição dos grandes temas da UC, numa lógica de introdução e complementaridade das restantes tipologias de aulas, recorrendo frequentemente a exemplos práticos ilustrativos do tema e desafiando os estudantes a contribuir com reflexões dos mesmos ao longo da sessão. As aulas Lab, OT, TP e TC complementam as sessões teóricas, cimentando os objetivos da unidade curricular. Nas aulas laboratoriais os alunos exploram diferentes metodologias de análise de microrganismos e comunidades no ambiente, quer em solo quer em água, através de um mini projeto. Este mini projeto exige dos alunos a capacidade de conceção de uma experiência, desde a escolha de um tema e objetivos do trabalho, à definição de metodologias a utilizar para atingir esses mesmos objetivos, as quais são discutidas nas aulas de orientação tutorial, devendo o mesmo abordar um dos grandes temas da unidade curricular. Os alunos são assim confrontados com um ambiente de investigação. Nas aulas de orientação tutorial os alunos analisam um artigo científico ao longo do semestre, desde a definição do tema ao seu desenvolvimento, para o qual têm a orientação do professor. O tema a apresentar permite explorar diferentes áreas de conhecimento da disciplina, sempre em clara articulação com os objetivos da mesma.

São realizadas duas visitas (a uma Estação de Tratamento de Água (ETA) e a uma Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR)), servindo estas como ponto integrador da disciplina já que se articulam com as sessões teóricas e servem também de mote a uma avaliação intercalar de conhecimentos, sendo também um fator motivador para um acompanhamento continuado da disciplina.

 

Conteúdos programáticos

Aulas Teóricas:

Conceitos de ecologia microbiana
Métodos de análise de comunidades microbianas no ambiente
Ambientes aquáticos e eutrofização
Ambientes terrestres
Os ciclos biogeoquímicos: O ciclo do carbono e oxigénio; O ciclo do azoto; O ciclo do enxofre; O ciclo do ferro; Transformação microbiana de mercúrio e metilmercúrio
Biodegradação de compostos xenobióticos
Conceitos de biorremediação e sua aplicação
 
Aulas Teórico-Práticas:

Introdução aos trabalhos laboratoriais – sua explicação e enquadramento.
Introdução às visitas e avaliação integrada de conhecimentos.
 
Aulas Práticas Laboratoriais:

Mini-projecto: Tema livre relacionado com microbiologia do ambiente. Apresentação oral a toda a turma.
 
Orientação Tutorial:

Análise e discussão de um estudo de caso (artigo científico, estudo técnico) sobre microbiologia do ambiente, seleccionado pelos alunos e com a aprovação do professor. Apresentação oral a toda a turma.
 
Trabalho de Campo:

Visitas a ETAR municipal e a ETA e apreciação crítica das mesmas.

Docentes

Professor(a) Catedrático(a)
Doutorada em Engenharia Bioquímica pela University College London (1994), iniciou a sua formação superior na Universidade Católica Portuguesa, tendo-se…
Investigador(a)
Catarina Amorim é doutorada em Biotecnologia pela Universidade Católica Portuguesa e licenciada em Bioquímica pela Universidade do Porto. Atualmente é Professora…