Mecânica de Partículas Aplicada

5 ECTS / Semestral / Português

Objetivos e Competências

Compreender o movimento relativo de uma partícula em relação a um fluído. Compreender os conceitos de força de arrasto e velocidade terminal.
Calcular velocidades terminais em situação de queda livre ou dificultada.
Compreender as equações de projeto de equipamento de separação de sistemas fluído-partículas.
Projetar equipamento de separação de sistemas bifásicos: elutriadores, filtros, centrífugas, ciclones e sedimentadores.
Avaliar a possibilidade de utilização de uma dada peça de equipamento para uma separação de um sistema bifásico.
Selecionar o equipamento mais adequado para conseguir a separação mais adequada para um sistema fluido-partículas.
Utilização prática de diversos equipamentos à escala piloto: filtro, centrífuga, sedimentação e fluidização. Medição experimental de caudais, pressões, viscosidades, massas específicas e composições de misturas.

 

Metodologias de ensino

A disciplina está estruturada em aulas teóricas, teórico-práticas,  práticas, e de orientação tutorial.

Nas aulas teóricas é apresentada a teoria e na aula teórico-prática é esboçada e explicada a metodologia de resolução de alguns problemas de cálculo típicos da matéria. Nas aulas teórico-práticas os alunos resolvem problemas de cálculo, com o objectivo de consolidar e aplicar os conhecimentos.

Nas aulas práticas de laboratório os alunos executam 2 trabalhos. Nestas aulas os alunos têm oportunidade de observar e quantificar fenómenos explicados na teoria e analisar resultados experimentais.

Nas aulas de orientação tutorial os alunos esclarecem dúvidas de exercícios recomendados pelo professor.

 

Conteúdos programáticos

  • Movimento relativo de uma partícula num fluído: Força de arrasto; Análise do movimento de uma partícula através de um fluído. Velocidade terminal; Queda dificultada; Classificação de partículas. Equipamento.
  • Fluxo de fluídos através de leitos de partículas: Fluxo através de leitos fixos. Equação de Ergun; Fluidização homogénea e heterogénea; Velocidade mínima de fluidização.
  • Filtração: Filtros de leito (granulares), tela, placa e rotativos; Equações de análise e projeto de filtros para bolos incompressíveis; Equações de análise e projeto de filtros rotativos.
  • Separação em campos centrífugos: Ciclones. Métodos de análise e projeto. As observações de Linden e Stairmand; Centrifugação. Tipos de centrifugas. Métodos de análise e projeto de centrifugas tubulares. Separação sólido-líquido e líquido-líquido. Número característico de centrífugas e "scale-up".
  • Sedimentação: Métodos de análise e projeto. Área crítica de um espessador: método de Talmadge e Fitch.

Docentes

Professor(a) Associado(a)
Engenheira Química e Doutorada em Biotecnologia com especialidade em Ciência e Engenharia Alimentar, é Professora Associada da Escola Superior de…
Investigador(a)
Mestre em Engenharia Biomédica e Licenciada em Bioengenharia (especialidade em Engenharia Biomédica) pela Escola Superior de Biotecnologia (ESB), Universidade…