Objetivos e Competências
Conhecimento:
- Que os estudantes sejam capazes de aprender e dominar conhecimento sólido em bioética.
- Que os estudantes sejam capazes de desenvolver a capacidade de reflexão crítica e conheçam instrumentos e modelos de deliberação e tomada de decisão ética aplicados a temas com implicações éticas na área da Biotecnologia (e.g., Bioengenharia; Microbiologia; Ciências da Nutrição).
Compreensão:
- Que os estudantes sejam capazes de compreender uma nova temática científica com ligações estreitas e interdisciplinares entre a Bioética e a Biotecnologia (e.g., Bioengenharia; Microbiologia; Ciências da Nutrição).
- Que os estudantes sejam capazes de agilizar e mobilizar os novos conhecimentos adquiridos a situações concretas.
Análise:
- Que os estudantes sejam capazes de analisar casos e problemas éticos concretos, mobilizando e aplicando, para o efeito, os instrumentos e modelos de deliberação e tomada de decisão ética aprendidos.
- Que os estudantes sejam capazes de identificar e aplicar legislação, regulamentação e políticas relevantes para a análise de casos e problemas éticos concretos na área científica da Biotecnologia (e.g., Bioengenharia; Microbiologia; Ciências da Nutrição).
Metodologias de ensino
Métodos de ensino:
Leitura de documentação de apoio essencial para cada sessão letiva; Método expositivo; Método misto; Brainstorming de ideias sobre temas específicos; Visualização de documentários com posterior análise, discussão e partilha em grupos e em sala de aula; Trabalhos de Grupo.
Conteúdos programáticos
Parte 1. Introdução à Bioética
- Conceitos e fundamentos
- Perspetiva histórica
- Princípios e valores éticos básicos em bioética
- Metodologias da bioética
- Bioética global e biodireito e biopolíticas internacionais
Parte 2. Ética na investigação e integridade científica
- Conceitos e fundamentos
- O conceito de “Bom” em investigação
- Enquadramentos, políticas e procedimentos da ética na investigação
- Princípios e valores éticos aplicados à investigação
- Integridade científica
- Investigação e inovação responsáveis
Parte 3. Deliberação e processos de tomada de decisão ética
- Teorias de resolução de conflitos éticos
- Modelos de deliberação e decisão ética
- O “Five-Step Model for Ethical Decision-Making”
Parte 4. Problemas éticos especiais
- Cuidados de saúde e ética clínica
Parte 5. Problemas éticos especiais
- Genética, biotecnologia e meio ambiente