Inteligência Artificial

5 ECTS / Semestre / Inglês

Objectivos e competências

Objetivos pedagógicos

  1. Promover o uso de ferramentas de Inteligência artificial/reconhecimento de padrões para resolução de problemas;
  2. Fomentar o interesse na área da programação para o desenvolvimento de soluções inteligentes para apoio à decisão

Resultados expectáveis
O estudante deve ser capaz de:

  1. Conhecer os princípios, mecanismos, sintaxe e semântica de programação em Python®;
  2. Reconhecer a necessidade e as vantagens do processamento automático de informação;
  3. Expressar-se corretamente de forma oral e escrita sobre problemas de classificação e predição.
  4. Usar ferramentas classificativas na resolução de problemas que envolvem grande quantidade dados pela criação de sistemas de apoio à decisão.

 

Metodologias de ensino

A metodologia de ensino baseia-se num modelo pedagógico construcionista com foco no desenvolvimento do pensamento computacional, através de um conjunto de dinâmicas pedagógicas ativas, pela resolução de problemas que apelam à criatividade para o desenvolvimento de software apoiado por métodos de aprendizagem computacional de baixa/média complexidade. A unidade curricular é desenhada numa perspetiva de ludificação, conjugando uma componente supervisionada pelo docente e outra a desenvolver pelo estudante em autonomia.

 

Metodologias de ensino

  1. Linguagem de Programação Python®
    - Conceitos fundamentais da linguagem Python®
    - Variáveis, tipos de dados e operações
    - Estruturas de decisão e repetição
    - Funções
  2. Inteligência Artificial (AI)
    - O que é?
    - Os principais paradigmas e desafios em AI
  3. Conceitos de Reconhecimento de Padrões
    - O que é a aprendizagem de máquina (machine learning)?
    - Problemas de Aprendizagem
    - Sobre-ajustamento (Overfitting)
    - Algumas ferramentas clássicas de aprendizagem de máquina
  4. Aprendizagem Supervisionada
    - Redes Neurais Artificiais (RNA)
    - Máquinas de vetores de suporte (SVM)
  5. Aprendizagem não supervisionada
    - K-means e Mapas auto-organizáveis (SOM)
  6. Teoria de Aprendizagem e Seleção de Modelos / Padrões
    - Validação cruzada
    - Algoritmos genéticos
    - Seleção sequencial de padrões
    - Métodos estatísticos
  7. Análise avançada de dados
    - Aplicações Inteligentes em Python®

Docentes

Professor(a) Auxiliar
Doutorado em Engenharia Biomédica pela Universidade do Porto e mestre e licenciado em Engenharia Biomédica pelo Instituto Politécnico de Bragança. É Professor…