Objetivos e Competências
O sistema de ensino atual foca-se em grande medida na transmissão de informação necessária ao funcionamento em sociedade e ao sucesso profissional. O que claramente ocupa prioridade inferior é a busca do autoconhecimento, sobretudo como caminho para atingir o potencial individual e maximizar a felicidade enquanto fim último do devir humano. Sem qualquer intenção de esgotar o tema, serão dados alguns passos no sentido de trazer à consciência primeiro, e ajudar a transcender depois, aqueles aspetos de comportamento que limitam a evolução desejada. Ninguém sonharia competir em maratonas sem aperfeiçoar a sua técnica de correr, muito embora todos saibamos correr desde a mais tenra infância. Pensar, falar, lidar com dificuldades e limitações, combater o stress, desenvolver a autoconfiança... tudo isto pode também acontecer a um nível básico, automático, ou ser trabalhado com ferramentas que tornam a vida infinitamente mais interessante e multiplicam as oportunidades de crescimento.
Metodologias de ensino
O trabalho na disciplina estrutura-se paralelamente ao longo de vertentes paralelas:
- desenvolve-se um conjunto de tópicos relativos aos pilares centrais da comunicação na sua aceção mais vasta;
- exploram-se ferramentas práticas específicas (como mapas de conceitos e apresentações orais e escritas).
Conteúdos programáticos
Comunicar cria realidades
Informação e serviços digitais na Católica Porto
Estratégias de pesquisa científica: Scopus, Web of Science e Google Scholar
Como usar e citar fontes de informação
Regras de referenciação e guia para redação de relatórios
Team building
Performance em equipa
Características básicas da comunicação
A comunicação oral: como fazer uma apresentação
A comunicação oral: os melhores auxiliares de apresentações
Simulações orais
Criatividade e escrita criativa
Internet, credibilidade e buscas
A arte de bem pesquisar no Google
Para lá da genética: aprender a lidar com o stress
A tentação do plágio
Para lá do stress: resiliência e felicidade
Corrupção: no melhor pano cai a nódoa
Heteroavaliação do relatório experimental
Autoavaliação e discussão da análise ao relatório
Visualização das apresentações