Sara Amorim é licenciada em Química (2007) e Mestre em Química Medicinal (2009), ambos pela Universidade do Minho. Em 2020, concluiu o seu doutoramento em Engenharia de Tecidos, Medicina Regenerativa e Células Estaminais pelo I3Bs, em colaboração com o Ipatimup (Porto, Portugal). O seu trabalho de doutoramento focou-se no desenvolvimento de plataformas 2D e 3D para mimetizar a matriz extracelular (ECM) de células de câncer gástrico.
Em 2020, tornou-se investigadora de Post-Doc no I3Bs (UMinho), onde desenvolveu biomateriais 3D para estudar o caráter invasivo do glioblastoma multiforme. Além disso, trabalhou na funcionalização de superfícies 2D usando diferentes estratégias para aplicações em biossensores e na síntese de nanopartículas de sílica para regeneração óssea.
Mais recentemente, dedicou-se ao desenvolvimento de um “patch” cardíaco biocompatível para a regeneração e recuperação funcional do tecido cardíaco. Este último tema resultou na aprovação de um projeto financiado pela FCT como Investigadora Principal (I-Care - Patch implantável 3D-bioimpresso à base de glico-peptídos para Reparação do tecido Cardíaco (2023.00076.RESTART)).
Em setembro de 2024, Sara juntou-se ao Centro de Biotecnologia e Química Fina (CBQF) da Universidade Católica Portuguesa do Porto como investigadora. Atualmente, a sua investigação foca-se em biomateriais para engenharia de tecidos e medicina regenerativa. Ela também é Professora Convidada na unidade curricular de Engenharia de Tecidos e Biofabricação, do Mestrado em Engenharia Biomédica (ESB, Porto).