Ivone Vaz-Moreira licenciou-se em Bioquímica na Universidade de Coimbra (Faculdade de Ciências e Tecnologia) em 2005 e concluiu o doutoramento em Biotecnologia com especialização em Microbiologia na Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa em 2012.
Atualmente é investigadora do CBQF (Centro de Biotecnologia e Química Fina).
A sua investigação centra-se na Microbiologia Ambiental, associada aos habitats aquáticos e as suas intersecções com solos/sedimentos, plantas, animais e, finalmente, humanos; incluindo o estudo da diversidade bacteriana com particular ênfase no ciclo urbano da água e o potencial de disseminação da resistência aos antibióticos a partir de ambientes aquáticos. Em 2014, foi considerada uma das dez taxonomistas bacterianas em Portugal. Editor académico da revista PlosOne e membro do conselho editorial do International Journal of Environmental Research and Public Health.
Tem experiência em diferentes metodologias, desde métodos de microbiologia mais clássicos até métodos de Microbiologia e Biologia Molecular de última geração, como o uso de ferramentas de bioinformática para análise metagenómica.
Informação adicional: https://www.researchgate.net/profile/Ivone_Vaz-Moreira; https://publons.com/wos-op/researcher/761315/ivone-vaz-moreira/