Os alunos de Ciências da Nutrição da Escola Superior de Biotecnologia promovem a alimentação saudável junto de crianças da cidade do Porto

Segunda-feira, Maio 13, 2024 - 17:48

No âmbito da unidade curricular de Nutrição comunitária os alunos tiveram oportunidade, pela primeira vez, de ir para o terreno promover a alimentação saudável. Esta é uma experiência extremamente marcante porque é uma atividade dirigida a crianças, que manifestam sempre grande curiosidade e entusiasmo pelo que lhes é apresentado.

As atividades decorreram na Associação “O meu lugar no mundo", instituição que tem por missão capacitar comunidades em situação de vulnerabilidade através da educação e do desenvolvimento da cidadania global. A Associação desenvolve trabalho em dois locais distintos da cidade do Porto, contando ambos com atividades desenvolvidas pelos nossos estudantes.

Nesta primeira semana de trabalho de campo um dos grupos desenvolveu uma ação de sensibilização para a redução do consumo de açúcares. Através de um jogo em que os próprios alunos eram as peças do jogo, as crianças tiveram de responder a diversas perguntas sobre alimentos com menos e mais açúcar, recebendo explicações sobre quais deveriam ser as escolhas mais desejáveis. Terminaram a sessão resolvendo uma sopa de letras sobre a mesma temática.

Imagem do evento

O outro grupo fez uma sensibilização para os benefícios do consumo da fruta, incluindo uma atividade de criar “obras-de-arte” com pedaços de fruta. Seguidamente as crianças foram convidadas a comer os frutos que usaram nas suas obras de arte e apreciar o seu sabor. Alguns dos frutos usados nunca tinham sido experimentados pelas crianças, o que tornou a experiência ainda mais significativa. No final foram convidadas a registar a principal aprendizagem.

Imagem do evento

Nesta unidade curricular é usada a metodologia de Aprendizagem em Serviço, que consiste na aplicação de conceitos teóricos adquiridos em sala de aula para resolução de problemas reais da comunidade. Usualmente as populações intervencionadas são populações carenciadas, que não conseguiriam usufruir destes serviços senão através deste tipo de parcerias. Por sua vez os estudantes, além de terem oportunidade de pôr em prática os seus conhecimentos, contactam com realidades sociais diversas o que potencia o seu crescimento pessoal. No final da experiência todos os universitários são convidados a fazer uma reflexão sobre o que esta experiência significou para eles. O Marco Gazzillo aceitou partilhar: “A intervenção com os meninos do primeiro ciclo foi um verdadeiro sucesso! Foi incrível ver a alegria e o entusiasmo deles ao aprenderem mais acerca de açúcares saudáveis e menos saudáveis.”