Dia Mundial da Segurança Alimentar: refletindo sobre Desafios e Soluções

Sexta-feira, Junho 7, 2024 - 12:56

O Dia Mundial da Segurança Alimentar, celebrado anualmente em 7 de junho, destaca a importância de práticas seguras na produção, manipulação e consumo de alimentos. Este dia é essencial para aumentar a conscientização sobre a segurança alimentar, um tema vital que afeta a saúde de milhões de pessoas em todo o mundo.

Apesar dos avanços significativos na indústria alimentar e na regulamentação, as doenças transmitidas por alimentos contaminados continuam a representar uma ameaça significativa à saúde pública em escala global. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que 600 milhões de casos de doenças transmitidas por alimentos são registados a cada ano. Isso significa que quase uma em cada 10 pessoas no mundo adoece após consumir alimentos contaminados, sendo 40% crianças com menos de 5 anos. A segurança alimentar é, portanto, uma questão de saúde pública de extrema importância, exigindo atenção e ação coordenada a nível global.

O tema de 2024 lançado pela OMS é “Preparar para o inesperado” e sublinha a importância de estar preparado para incidentes que possam, direta ou indiretamente, colocar em risco a segurança alimentar, independentemente da sua gravidade. Estes podem ser incidentes de pequena dimensão e, portanto, baixo impacto, ou grandes crises internacionais. O corte de eletricidade em casa, uma intoxicação alimentar num restaurante local, a recolha voluntária de produtos contaminados associados a casos de doença em diversos países, uma catástrofe natural, uma pandemia ou uma guerra, são exemplos de situações que podem ocorrer de forma inesperada e ter um grande impacto na segurança dos alimentos.

Outros desafios como a crescente globalização dos mercados, a escassez de recursos, a instabilidade económica e migrações em massa e as alterações climáticas contribuem para o aumento da ocorrência de eventos inesperados com comprometimento da segurança alimentar, tornando essencial a colaboração entre governos, organizações internacionais, setor privado e sociedade para garantir a segurança e a qualidade dos alimentos em todas as etapas da cadeia alimentar. A educação e a investigação científica promovidas pela Escola Superior de Biotecnologia (ESB) e pelo seu centro de investigação, o Centro de Biotecnologia e Química Fina (CBQF), estão na vanguarda destes esforços contribuindo significativamente para a melhoria da segurança alimentar, garantindo que os consumidores tenham acesso a alimentos seguros, saudáveis e de qualidade.  

Aproveitemos este Dia Mundial da Segurança Alimentar para refletirmos sobre a importância deste tema e para nos prepararmos para o inesperado. Com mais de 30 anos de experiência, a ESB e o CBQF, instituições de referência na promoção da segurança alimentar, continuarão na vanguarda do ensino e da investigação nesta área, para responder e antecipar desafios inesperados, garantindo a segurança dos alimentos “do prado ao prato”. Este compromisso não só protege a saúde pública, como também contribui para a construção de um futuro mais saudável e sustentável para todos.

Que este dia seja o mote para refletirmos:

Folheto