A Microbiologia estuda vírus, bactérias, fungos, algas e protozoários, todo um mundo que condiciona a saúde do planeta e das pessoas, para além de oferecer fabulosas ferramentas para a indústria. Este mundo invisível só pode ser explorado através da genética ou da bioquímica e associa-se a áreas tão diversas como a ecologia, a imunologia ou a biotecnologia. Tudo isto é microbiologia!
Pela elevada interdisciplinaridade da Microbiologia, o campo de atuação dos Microbiólogos é vasto. Os licenciados podem trabalhar ao nível laboratorial ou de consultoria, em setores relacionados com as áreas médica e farmacêutica, agrícola, saúde pública, ambiental e de segurança alimentar, ou, ainda, na indústria, quer na produção quer no controlo de qualidade. Os licenciados em microbiologia têm um perfil de formação versátil e flexível, que para além de lhes permitir atuar na utilização e controlo dos microrganismos, orienta-os para desenvolver atividade noutras áreas interligadas à Microbiologia.
Esta é a única licenciatura em Microbiologia do País, oferecendo um perfil diferenciado com múltiplos campos de atuação. A licenciatura tem a duração de 3 anos (180 créditos - ECTS) e conduz à integração na vida profissional ou aos mestrados relevantes (na ESB os mestrados variam entre três e quatro semestres).
O que pode fazer um licenciado em Microbiologia?
Os licenciados poderão integrar diferentes áreas de intervenção, incluindo:
Laboratórios de investigação ou de análises que tenham como base, o cruzamento da Química e da Biologia, sobretudo envolvendo as diferentes vertentes da Microbiologia;
Contextos profissionais diversos dos setores da Saúde, Alimentar, e Ambiente, em que a Microbiologia tem um papel central, seja ao nível laboratorial, de consultoria ou administrativo;
Alguns exemplos, são a integração/contribuição em:
Programas de Segurança Alimentar
Laboratórios de análises de águas, alimentos, clínica
Cadeia de distribuição alimentar e retalho
Indústria alimentar e farmacêutica
Tratamento de águas
Incubação de empresas e transferência de tecnologia
Área comercial e de comunicação em ciência
Prosseguimento de estudos (2º e 3º ciclos de Bolonha)
Como se caracteriza a licenciatura da ESB?
Estas são algumas características da licenciatura em Microbiologia na ESB:
Formação abrangente que inclui áreas afins (como a biotecnologia ou a genética molecular)
Aprendizagem centrada em extensa prática experimental
Integração numa Universidade em que a multidisciplinaridade e a formação pessoal fazem parte da imagem de marca
Proximidade com linhas de investigação muito focadas nas diferentes vertentes da Microbiologia
Preparação aprofundada nas áreas clínica, ambiental e alimentar
O mercado de trabalho procura e premeia as pessoas em que múltiplas competências transversais (soft skills) se combinam para oferecer uma postura profissional segura, determinada, flexível e audaz. As nossas licenciaturas não se focam apenas nas competências técnicas, trabalham também outras dimensões:
Curso apoiado pelo projeto TRAINING4RESILIENCE, financiado pela União Europeia (NextGenerationEU), Impulso Jovens STEAM e Impulso Adultos, no âmbito do Programa de Recuperação e Resiliência(PRR).
"As bases fornecidas durante o curso juntamente com o estímulo que os professores deram durante os 4 anos de curso fez com que tivesse a oportunidade de ganhar competências que rapidamente pude pôr em prática quando comecei a fazer investigação."