O processamento de sinal e imagem é fundamental em biotecnologia, pois permite a extração de padrões complexos de dados biológicos, essenciais para o desenvolvimento de sistemas inteligentes. Esses sistemas podem realizar diagnósticos médicos precisos, automatizar análises em pesquisa biomédica, melhorar a agricultura de precisão e monitorização ambiental, e inovar na criação de terapias e dispositivos médicos avançados.
Objetivos
- Fomentar o interesse na área de processamento de sinal e imagem (PSI) em relação a processos de aquisição, condicionamento, filtragem, análise e representação de informação relevante, destacando as principais transformadas usadas para processamento e extração de padrões;
- Reconhecer caraterísticas e especificidades de alguns tipos de sinais e imagem.
Resultados da Aprendizagem
Pretende-se que no final deste curso, os formandos sejam capazes de analisar, processar e filtrar dados biológicos/biomédicos e extrair padrões caraterizadores de atividade biológica suficientemente capazes de alimentar sistemas Inteligentes com vista à solução de problemas.
Destinatários
- Engenheiros de software e sistemas biológicos
- Analistas de business intelligence
- Profissionais de big data
- Técnicos de pesquisa em epidemiologia e genética
- Especialistas em bioinformática e biossensores
- Consultores de informática em saúde
- Técnicos de aquisição e análise de dados médicos
- Gestores de sistemas e processos médicos
- Auditores de qualidade de software médico
- Biólogos, químicos, físicos e matemáticos
Metodologia
O curso será realizado integralmente no formato online, utilizando a plataforma Blackboard. Todos os materiais de apoio e software necessários serão disponibilizados pelo professor diretamente na mesma plataforma, garantindo fácil acesso e continuidade na aprendizagem.