Martim Silva, estudante do Mestrado em Engenharia Biomédica da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, venceu o 1º lugar na categoria student award no Fraunhofer Portugal Challenge 2024 com um projeto que propõe o desenvolvimento de um software que permite às equipas médicas monitorizar, de forma precisa e objetiva, os sinais eletrocardiográficos pós-cirúrgicos dos pacientes que passaram por cirurgias cardíacas.
Intitulado ReHeAIrt (AI-Driven ECG Application for Enhanced Post-Surgery Recovery Evaluation), o projeto apresenta uma solução suportada por modelos de Inteligência Artificial que irá melhorar a capacidade de avaliação da recuperação pós-operatória, otimizando o tempo e a eficiência dos profissionais de saúde, ao fornecer informações cruciais para a tomada de decisões clínicas. O prémio conquistado no Fraunhofer Portugal Challenge 2024 permitirá ao Martim trabalhar em colaboração com investigadores experientes da Fraunhofer, acelerando o desenvolvimento do projeto e abrindo portas para a introdução da solução no mercado.
Martim Silva, ao falar sobre a sua experiência com o projeto ReHeAIrt, afirma: "Anualmente, cerca de 9 926 100 indivíduos necessitam de cirurgia cardíaca. Após a cirurgia, os pacientes necessitam de monitorização rigorosa e avaliações precisas para confirmar a melhoria no desempenho pós-operatório e identificar a necessidade de novas intervenções. No entanto, os métodos tradicionais são demorados, subjetivos e frequentemente inconsistentes. O nosso projeto propõe uma interface gráfica que, através de modelos de Inteligência Artificial, permitirá quantificar o estado de recuperação dos pacientes, fornecendo informações cruciais para apoiar as decisões médicas. Este prémio não só reconhece a nossa ideia inovadora, mas também traz consigo a oportunidade de colaboração com investigadores experientes para acelerar o desenvolvimento do projeto. Além disso, a parceria com uma empresa consolidada no mercado oferecerá uma valiosa experiência na introdução de produtos neste setor. O próximo passo será garantir o desenvolvimento eficiente da solução, com a maior precisão possível, e avançar na sua colocação no mercado."
Pedro Miguel Rodrigues, docente e diretor adjunto da Escola Superior de Biotecnologia para a área de Lifelong Learning and Partnerships, destaca a importância destas competições tecnológicas: "É absolutamente crucial estimular ativamente a participação dos nossos alunos em concursos de natureza tecnológica! Estas competições não só capacitam os alunos a ultrapassar barreiras de conhecimento, mas também oferecem uma plataforma vibrante para transformar ideias inovadoras em tecnologia tangível. O concurso Fraunhofer Portugal Challenge 2024 é um bom exemplo, onde uma empresa com forte presença no mercado, como a Fraunhofer, reconhece e premeia projetos, ao mesmo tempo que mentoria o processo de desenvolvimento. Ver este esforço ser reconhecido é uma enorme satisfação e reforça a importância de continuar a incentivar e apoiar o desenvolvimento das suas competências e talento."
Para além do reconhecimento financeiro, o prémio proporciona uma experiência de mentoria com especialistas da Fraunhofer, uma oportunidade que permitirá ao aluno ganhar acesso a conhecimentos e recursos valiosos para a materialização dos seu projeto e ideias. O Fraunhofer Portugal Challenge, organizado anualmente pela Fraunhofer Portugal AICOS, tem como objetivo incentivar a investigação com utilidade prática nas áreas de Human-Centred Design, Inteligência Artificial e Sistemas Ciberfísicos, premiando estudantes e investigadores de instituições de ensino superior em Portugal.
A Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa continua a incentivar a participação dos seus alunos em iniciativas que promovam a inovação tecnológica e a transformação de conhecimento científico em soluções práticas.