Crianças da associação A’Corda vêm descobrir ciência

Terça-feira, Abril 1, 2025 - 17:30

No passado dia 30 de março, domingo, os corredores do Edifício de Biotecnologia encheram-se de um movimento pouco característico para este dia da semana. O motivo? A visita de cerca de uma dezena de crianças da Associação A’Corda, que vieram, com os seus animadores, passar uma manhã com investigadores do CBQF.

Sob o lema “Existimos porque escolhemos não ficar indiferentes!”, a A’Corda é uma associação que assenta no trabalho de voluntários – alguns, também eles jovens investigadores do CBQF e alunos da ESB – que acompanham crianças e jovens institucionalizados, dos 6 aos 18 anos. A sua missão passa por dinamizar atividades que “encham de cor as suas vidas”, permitindo-lhes experienciar coisas novas, num ambiente de alegria e afeto.

E foi assim que os voluntários investigadores Rita Vedor, Maria Melo e Francisco Rodrigues se juntaram às investigadoras Joana Barbosa e Joana Cristina Barbosa, para fazer acontecer uma manhã dedicada à ciência em comunidade.

A manhã começou com um pedido, que se revelou um pouco difícil no princípio: desenha uma pessoa cientista. Com a ajuda dos animadores, esta tarefa foi cumprida com sucesso. Depois, a sala de aulas tornou-se um laboratório improvisado, mas ainda foi possível uma visita rápida ao laboratório de Biomateriais para fazerem impressão em 3D. Outras atividades passaram pelos temas da alimentação saudável ou a separação de cores em cromatografia “de brincar”. Puderam ainda fazer – e provar! – cápsulas contendo alimentos e simular que manipulavam os seus próprios microrganismos em laboratório e observar ao microscópio bactérias e leveduras relevantes na área alimentar.

Rita Vedor, investigadora do CBQF, aluna de doutoramento na ESB e animadora da A’Corda, partilhou a sua perspetiva sobre este dia: “Comunicar na ciência é, sem dúvida, uma das minhas grandes paixões! E o que me dá ainda mais entusiasmo é o facto de estar a interagir com o público mais novo. Esta atividade em particular foi incrível! Acabou por resultar na fusão do meu trabalho, pelo qual sou apaixonada, com o voluntariado na A'Corda, que me enche o coração atividade após atividade. Foi maravilhoso ver aqueles miúdos a sorrir, a brincar e a rir enquanto descobriam o trabalho de um cientista! Os minutos passaram num instante e deixaram-me o coração cheio de alegria!”

Ao longo da sessão, foram sendo tiradas fotografias instantâneas que foram usadas para fazer um pequeno mural espontâneo na sala de aula e permitiu que cada um pudesse levar consigo uma recordação deste dia.

Maria Teles, animadora da A’Corda, conta-nos um pouco sobre a própria associação e como viu esta atividades no âmbito das atividades da mesma: “A A'corda preza por levar às crianças que fazem parte da nossa associação diversão, mas sempre aliando reflexão e/ou aprendizagem. Tivemos a oportunidade de ir à Universidade Católica no Porto onde, sem dúvida, se conseguiu conciliar ciência com curiosidade e diversão. As crianças adoraram as experiências onde conseguiram pôr a "mão na massa" e perceber o quão divertida pode ser a ciência. Entre a divisão de alimentos, a impressão 3D, a observação das formas dos micróbios e o “encapsular" de alimentos, foi visível o entusiasmo e a vontade de participar! Na A’Corda escolhemos ser indiferentes e claramente esta atividade contribuiu positivamente para honrarmos o nosso mote!”

No final, a manhã de “trabalhos” culminou com um pic-nic e jogos no relvado principal da UCP, aproveitando assim o tempo convidativo para terminar esta visita com chave de ouro.