Sob o mote “uma sala de aula, muitas histórias”, o Católica Learning Innovation Lab (CLIL) deu início ao Católica TIPS – Teaching Innovation Partnerships. Trata-se de uma nova iniciativa que tem como objetivo reunir, a cada dois meses, docentes e investigadores da Universidade interessados em debater temas relacionados com o Ensino Superior, num ambiente informal e inspirador.
Para Rita Tavares de Sousa, especialista em Educação e Desenvolvimento Profissional e docente do CLIL: "esta primeira sessão do Católica Tips foi uma verdadeira partilha de experiências e de conhecimento. Um momento que permitiu abordar temas centrais da Educação de uma forma informal, interdisciplinar e num ambiente acolhedor."
As sessões Católica Tips têm como base a leitura de excertos literários e/ou a visualização de trechos de filmes ou documentários, que servem de ponto de partida para debates sobre as temáticas propostas. Realizadas presencialmente, e num ambiente de colaboração e partilha, estas sessões visam criar um espaço promotor de reflexão que culminam tanto em 'TIPS' (sugestões) concretas relacionadas com a temática da sessão, quanto transformadas em 'TIPS' (Teaching Innovation Partnerships), representando novas redes de interação.
“Esta minha primeira experiência no Católica Tips foi uma oportunidade de desacelerar da rotina frenética de um professor e investigador, refletir sobre as minhas práticas e tentar, de alguma forma, colocar-me no lugar dos estudantes. Um verdadeiro exercício de empatia, valioso pelas partilhas de colegas de diferentes áreas do saber e com experiências diferentes da minha. Nunca se sai “igual” de um evento destes.”, refere Elisabete Pinto,docente da Escola Superior de Biotecnologia (ESB) e investigadora do Centro de Biotecnologia e Química Fina.
A segunda sessão do Católica Tips já está agendada para o dia 15 de janeiro, às 16h30, com o tema “Participação dos estudantes nas aulas: o que é esperado?”.