Press News & Events

Paula Teixeira: "Ostras podem conter uma bactéria perigosa para a saúde?"

Quarta-feira, Outubro 9, 2024 - 17:14
Publicação
Sapo Online - Viral Check Online

Testemunho de Paula Teixeira, docente da Escola Superior de Biotecnologia.

Em vários vídeos publicados no TikTok, alega-se que as ostras são "os depuradores do oceano", porque sugam a água, retêm a matéria orgânica e descartam a água limpa. Por esse motivo, sugere-se num dos posts, as ostras podem “conter uma bactéria chamada Vibrio vulnificus que, quando contamina doentes hepáticos, pode ser fatal. Será mesmo assim? As ostras podem conter uma bactéria perigosa para a saúde?

É verdade que as ostras podem conter uma bactéria perigosa para a saúde?

Sim. Em esclarecimentos ao Viral, Paula Teixeira, professora e investigadora na área de segurança alimentar na Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica no Porto (UCP), adianta que as ostras podem conter “Vibrio vulnificus, uma bactéria que pode causar doenças gastrointestinais” e “evoluir para uma situação mais grave de infeção generalizada”.

De acordo com um texto informativo publicado no site da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), este tipo de infeção surge “cerca de 16 a 38 horas após a ingestão do alimento contaminado” e “os principais sintomas incluem febre”, “arrepios” e, “com menor frequência, podem ser observadas náuseas, dores abdominais, vómitos, diarreia e hipotensão”.

Leia o Artigo completo aqui