Ótica e Radiações em Medicina

5 ECTS / 1º Semestre / Português

Objetivos e Competências

A aprendizagem de Ótica terá como objectivos a aquisição de conceitos básicos em ótica ondulatória e geométrica, aquisição de noções básicas sobre lasers e fibras ópticas, e também aplicações da ótica em Medicina. Na Física das Radiações será a aquisição dos conceitos sobre a interação da radiação com a Matéria, distinção dos diferentes métodos de diagnósticos baseados em radiação, identificação dos diferentes tipos de equipamentos de diagnóstico e compreensão de riscos e medidas de segurança relativos a radiação.

Resultados Expectáveis:
Em Ótica pretende-se que o aluno consiga identificar e compreender os princípios óticos básicos envolvidos em diferentes vertentes de diagnóstico e terapia médica. Em Física das Radiações pretende-se que o aluno compreenda os principais fundamentos dos diferentes tipos de radiações e suas aplicações; efectuar dosimetrias e ter conhecimento sobre as precauções necessárias para manuseamento de equipamentos emissores de radiação.

Metodologias de ensino

Durante o semestre serão utilizadas diversas metodologias de ensino/aprendizagem.

Aulas teóricas:

• Exposição dos conteúdos programáticos com recurso a meios multimédia (apresentação de diapositivos; simulações computacionais) e do quadro;
  • Apresentação de websites da internet onde os alunos poderão complementar os seus conhecimentos.
  • Realização de atividades práticas para explicação e demonstração de conceitos e leis;
  • Participação ativa dos alunos nas aulas teóricas para discussão dos temas abordados

Aulas teórico-práticas:

• Aulas teórico-práticas de resolução de problemas e exercícios sobre a matéria lecionada nas aulas teóricas.
  • Realização de trabalhos de grupo sobre temas da Atualidade relacionados com Ótica e Radiação, sua apresentação oral com recurso a meios multimédia e posterior discussão.

A avaliação final tem duas componentes:

1. Avaliação Contínua
    1. Resolução de problemas durante o semestre sobre a matéria abordada - peso de 15% na nota final.
    2. Trabalho escrito com apresentação oral - peso de 20% na nota final.
  2. Exame final escrito, com nota mínima de 7 valores - peso de 65% na nota final.

Condições para Obtenção de Frequência: Entrega de todos os trabalhos solicitados para avaliação contínua.
Classificação Final: igual ou superior a 10 valores.

Conteúdos

AULAS TEÓRICAS

1. Introdução ao curso de Ótica e Radiações em Medicina
  2. Fundamentos de Ótica Ondulatória
    1. Natureza ondulatória da luz;
    2. Onda electromagnética;
    3. Princípio de sobreposição;
    4. Propagação em meios materiais;
    5. Reflexão, transmissão e refração;
    6. Fibras óticas: propagação de luz e aplicações.
  3. Fundamentos de Ótica Geométrica
    1. Introdução;
    2. Espelhos planos e esféricos;
    3. Lentes espessas e delgadas;
    4. Olho humano;
    5. Doenças de visão e lentes de compensação.
  4. Lasers em Medicina
    1. Lasers: princípios e fundamentos;
    2. Tipos de lasers;
    3. Interação da radiação com a matéria;
    4. Classificação de segurança dos lasers;
    5. Aplicações de lasers em Medicina.
  5. Radiações em Medicina I
    1. Princípios físicos fundamentais;
    2. Tipos de radiação;
    3. Interação da radiação com a matéria;
    4. Radiologia de diagnóstico;
    5. Ultrassonografia;
    6. Ressonância Magnética Nuclear.
  6. Radiações em Medicina II
    1. Medicina Nuclear;
    2. Imagiologia nuclear.
  7. Radiações em Medicina III
    1. Efeitos biológicos da radiação;
    2. Dosimetrias;
    3. Segurança e protecção da radiação.

Professor(a) Auxiliar Convidado(a)
Doutorada em Optoeletrónica em 2013 pela Universidade do Porto. Investigadora no INESC-TEC. Autora e coautora de mais de 50 artigos científicos internacionais…