Objetivos e competências
O objetivo fundamental desta unidade curricular é proporcionar aos alunos um conhecimento mais aprofundado dos principais referenciais internacionais de segurança alimentar, atualmente adotados pelas empresas alimentares.
Pretende-se que os alunos consigam relacionar as exigências da legislação alimentar em matérias de higiene alimentar, com os requisitos de higiene alimentar nos vários referências de segurança alimentar. Pretende-se ainda que os alunos adquiram competências que permitam a elaboração e implementação de sistemas de Food Fraud e Food Defense.
As competências adquiridas deverão permitir aos alunos elaborar e implementar sistemas de gestão da segurança alimentar em contexto profissional.
Metodologias de ensino
A disciplina está estruturada em aulas teóricas, aulas teórico-práticas e workshops. As aulas teóricas são de exposição e diálogo estando suportadas por ferramentas multimédia, seguindo o programa definido e de acordo com os objetivos da UC. Nas aulas teórico-práticas são aprofundadas e discutidas as matérias apresentadas nas aulas teóricas e estão suportadas em estudos de caso, trabalhados pelos alunos para aumentar a sua capacidade crítica. Os seminários, serão realizadas em colaboração com organismos e entidades certificadoras permitindo aos alunos uma maior aproximação ao contexto profissional.
Conteúdos programáticos
Segurança alimentar e Higiene Alimentar
Metodologia HACCP (Codex Alimentarius – Food Hygiene)
Global Food Safety Initiative (GFSI)
A família das Normas ISO 22000
- ISO 22000:2018 – Food safety management systems – Requirements for any organization on the food chain
- ISO/TS 22002-1:2009 – Prerequisite programmes on food safety – Part 1: Food Manufacturing
- ISO 22005 – Traceability in the feed and food chain – General principles and basic requirements for system design and implementation
- ISO 22004:2014 - Food safety management systems — Guidance on the application of ISO 22000
IFS – Food Safety – versão 7
BRC – Food – versão 8
Food Fraud e Food Defense
IFS Standards Product Fraud – Guidelines for implementation