Objetivos e Competências
Durante a leccionação das aulas prática, tutoriais e teóricas será apresentada aos alunos conteúdos que se centrarão fundamentalmente no estudo de vários grupos de agentes bacterianos responsáveis pela infecção humana, abordando os seguintes pontos:
- Características morfológicas e culturais
- Factores de virulência e patogénese e mecanismos de invasão específicos;
- Sinais e sintomas desencadeados no hospedeiro,
- Diagnóstico laboratorial
- Tratamento e formas de prevenção.
- Associação do grupo de microrganismos presentes como patogénicos em cada produtos clínico e métodos de diagnóstico para o produto em questão. Tratamento e inoculação das amostra, selecção do microrganismo suspeito envolvido sua identificação e determinação da sua sensibilidade aos antibióticos.
Resultados Expectáveis:
No final pretende-se que os alunos consigam:
- conhecer os conceitos básicos da Microbiologia clínica;
- associar de uma maneira geral os microrganismos à patologia humana;
- conhecer as características principais de cada microrganismo, o seu papel na infecção, estabelecer o diagnóstico e o tratamento eficaz
- conhecer o funcionamento e organização de um laboratório clínico e implementação de controlo de qualidade;
- conhecer os diversos métodos laboratoriais de diagnóstico.
Metodologias de ensino
Os diferentes pontos do programa são abordados em uma aula teórica semanal. Cada uma tem a duração de uma hora.
Durante a leccionação teórica vão sendo apresentadas exemplos ilustrativos, questões e casos clínicos por forma a que os alunos consigam compreender, relacionar a matéria e esclarecer dúvidas que surjam.
Sempre que possível será estabelecida a interligação entre os conhecimentos adquiridos ou a adquirir.
Os conteúdos programáticos da disciplina, organizados segundo um critério pessoal, são expostos aos alunos nas aulas teóricas, tutoriais e práticas.
Por forma a facilitar a compreensão, durante a exposição teórica serão usadas apresentações em suporte informático com imagens ilustrativas e esclarecedoras de cada tema, com exemplos elucidativos e casos de estudo.
Nas aulas práticas os alunos vão aplicando os conhecimentos teóricos no diagnóstico real de produtos clínicos. As aulas práticas e tutoriais incluirão exercícios aplicados à realidade diária de um Laboratório de Microbiologia hospitalar. Os alunos serão desafiados a colocar em prática os conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas, bem como, técnicas e metodologias universais em Microbiologia para a eficaz identificação dos principais microrganismos causadores de infecção humana.
Métodos e Critérios de Avaliação:
A avaliação teórica consiste numa prova final escrita, mista incluindo perguntas de V/F, perguntas de escolha múltipla, casos clínicos, e perguntas de desenvolvimento com várias configurações. A duração é de 120 min. Esta componente tem um peso de 55% da nota final com nota mínima de 8.5.
Nota Teórica = Nota exame final (conteúdo teórico e prático) Adição até 0,5 na nota final para realização de Análise de Case Study/artigo em aulas teóricas
Nota Final = 0.45 (nota PR/TO) + 0.55 (Nota teórica)
Prova escrita final, deve ser igual ou superior a 8,5 valores, e a nota prática deve ser igual ou superior a 9,5 valores
Conteúdos
AULAS TEÓRICAS
Os pontos específicos do programa do ensino teórico da disciplina são os seguintes:
Características morfológicas e culturais. Factores de virulência e mecanismos de invasão específicos. Sinais e sintomas desencadeados no hospedeiro. Diagnóstico laboratório. Tratamento e formas de prevenção dos seguintes grupos de microrganismos
- Cocos Gram positivo - Staphylococcus
- Cocos Gram positivo - Streptococcus
- Enterobacteriacea
- Pseudomonadaceae
- Francisella/Pasteurella
- Legionella/Brucella
- Vibrionaceae
- Campylobacter/Helycobater
- Neisseria
- Haemophilus
- Bordetella
- Bacilos Gram positivo não esporulados
- Bacillus
- Bactérias anaeróbias
- Micobactérias
- Espiroquetas 1
- Micoplasmas
- Clamídeas
AULAS PRÁTICAS
Dez aulas práticas relacionadas com a componente teórica e direccionadas para a inserção do aluno na realidade prática do Laboratório de Microbiologia Clínica. As aulas irão centralizar-se no estudo dos produtos biológicos que mais frequentemente são sujeitos a exame bacteriológico, no contexto hospitalar, e todos os procedimentos práticos inerentes à identificação bacteriana. Além disso, por produto estudado vai sendo incluído uma das bactérias mais frequentes e estudadas nas aulas teóricas, de forma a aplicar e consolidar os conhecimentos. Cada aula incluirá um caso clínico que vai ser acompanhado e exercício prático, seguido de um espaço para leitura, interpretação e discussão de resultados. Para finalizar o estudo de cada tema, semanalmente será realizado um questionário para avaliar a aquisição e compreensão de conhecimentos. Paralelamente, será realizado por cada aluno, um relatório simples (diário de relatório) de cada tema dado. A compilação de todos os relatórios permitirá a criação do Diário de Laboratório que resultará numa nota somatória final.
1ª Aula – Análise de Cocos Gram Positivos em Modelo Sangue aplicado a Enterococcus
2ª Aula - Pesquisa de genes de resistência à vancomicina em Enterococcus
3ª Aula - Cocos Gram Positivos em Modelo Sangue aplicado a Staphylococcus
4ª Aula - Staphylococcus – identificação e detecção por biologia Molecular
5ª Aula - Bacilos Gram Positivos em Modelo LCR Recém Nascido aplicado a Listeria monocytogenes
6ª Aula - Enterobacteriaceae (Yersinia /Salmonella) em Modelo de Fezes
7ª Aula - Pseudomonas (Otite) em Modelo Pus
8ª Aula – Diagnóstico laboratorial das infecções por fungos (Aspergillus e dermatófitos) em expectoração e amostra de cabelo contaminado.
As restantes horas são usadas para leitura e interpretação de resultados.
ORIENTAÇÃO TUTORIAL
As 6 h de aulas de Teórica são dadas ao longo de 3 aulas com apoio dirigido aos alunos em 3 temas principais:
Aula 1 – Aula de amostragem (OT), onde após apresentação de regras para amostragem geral e transporte de produtos clínicos, os alunos vão analisar várias situações de amostras e transporte de forma a avaliar as decisões a tomar perante cada produto.
Aula 2 – Amostragem por Produto – espera-se explorar a amostragem, transporte e processamento de produtos clínicos através da preparação de apresentação do tema, em formato de poster ou apresentação PPT que decorrerá durante 10 min. Além disso, devem compilar todo o material recolhido (bibliografia) e material de suporte para análise de estudo em formato portefólio).
Aula 3 – Aula Controlo de Qualidade onde será dado aos alunos os conceitos e em turma explorados a legislação e condições para a realidade global do laboratório combinado vários tipos de actividades.