Microbiologia Clínica

5 ECTS / Semestral / Português

Objetivos e Competências

Durante a leccionação das aulas prática, tutoriais e teóricas será apresentada aos alunos conteúdos que se centrarão fundamentalmente no estudo de vários grupos de agentes bacterianos responsáveis pela infecção humana, abordando os seguintes pontos:

  1. Características morfológicas e culturais
  2. Factores de virulência e patogénese e mecanismos de invasão específicos;
  3. Sinais e sintomas desencadeados no hospedeiro,
  4. Diagnóstico laboratorial
  5. Tratamento e formas de prevenção.
  6. Associação do grupo de microrganismos presentes como patogénicos em cada produtos clínico e métodos de diagnóstico para o produto em questão. Tratamento e inoculação das amostra, selecção do microrganismo suspeito envolvido sua identificação e determinação da sua sensibilidade aos antibióticos.

Resultados Expectáveis:
No final pretende-se que os alunos consigam:

  1. conhecer os conceitos básicos da Microbiologia clínica;
  2. associar de uma maneira geral os microrganismos à patologia humana;
  3. conhecer as características principais de cada microrganismo, o seu papel na infecção, estabelecer o diagnóstico e o tratamento eficaz
  4. conhecer o funcionamento e organização de um laboratório clínico e implementação de controlo de qualidade;
  5. conhecer os diversos métodos laboratoriais de diagnóstico.

 

Metodologias de ensino

Os diferentes pontos do programa são abordados em uma aula teórica semanal. Cada uma tem a duração de uma hora.
Durante a leccionação teórica vão sendo apresentadas exemplos ilustrativos, questões e casos clínicos por forma a que os alunos consigam compreender, relacionar a matéria e esclarecer dúvidas que surjam.
Sempre que possível será estabelecida a interligação entre os conhecimentos adquiridos ou a adquirir.
Os conteúdos programáticos da disciplina, organizados segundo um critério pessoal, são expostos aos alunos nas aulas teóricas, tutoriais e práticas.
Por forma a facilitar a compreensão, durante a exposição teórica serão usadas apresentações em suporte informático com imagens ilustrativas e esclarecedoras de cada tema, com exemplos elucidativos e casos de estudo.
Nas aulas práticas os alunos vão aplicando os conhecimentos teóricos no diagnóstico real de produtos clínicos. As aulas práticas e tutoriais incluirão exercícios aplicados à realidade diária de um Laboratório de Microbiologia hospitalar. Os alunos serão desafiados a colocar em prática os conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas, bem como, técnicas e metodologias universais em Microbiologia para a eficaz identificação dos principais microrganismos causadores de infecção humana.

Métodos e Critérios de Avaliação:
A avaliação teórica consiste numa prova final escrita, mista incluindo perguntas de V/F, perguntas de escolha múltipla, casos clínicos, e perguntas de desenvolvimento com várias configurações. A duração é de 120 min. Esta componente tem um peso de 55% da nota final com nota mínima de 8.5.

Nota Teórica = Nota exame final (conteúdo teórico e prático) Adição até 0,5 na nota final para realização de Análise de Case Study/artigo em aulas teóricas

Nota Final = 0.45 (nota PR/TO) + 0.55 (Nota teórica)

Prova escrita final, deve ser igual ou superior a 8,5 valores, e a nota prática deve ser igual ou superior a 9,5 valores

 

Conteúdos

AULAS TEÓRICAS
Os pontos específicos do programa do ensino teórico da disciplina são os seguintes:

Características morfológicas e culturais. Factores de virulência e mecanismos de invasão específicos. Sinais e sintomas desencadeados no hospedeiro. Diagnóstico laboratório. Tratamento e formas de prevenção dos seguintes grupos de microrganismos

  1. Cocos Gram positivo - Staphylococcus
  2. Cocos Gram positivo - Streptococcus
  3. Enterobacteriacea
  4. Pseudomonadaceae
  5. Francisella/Pasteurella
  6. Legionella/Brucella
  7. Vibrionaceae
  8. Campylobacter/Helycobater
  9. Neisseria
  10. Haemophilus
  11. Bordetella
  12. Bacilos Gram positivo não esporulados
  13. Bacillus
  14. Bactérias anaeróbias
  15. Micobactérias
  16. Espiroquetas 1
  17. Micoplasmas
  18. Clamídeas

AULAS PRÁTICAS
Dez aulas práticas relacionadas com a componente teórica e direccionadas para a inserção do aluno na realidade prática do Laboratório de Microbiologia Clínica. As aulas irão centralizar-se no estudo dos produtos biológicos que mais frequentemente são sujeitos a exame bacteriológico, no contexto hospitalar, e todos os procedimentos práticos inerentes à identificação bacteriana. Além disso, por produto estudado vai sendo incluído uma das bactérias mais frequentes e estudadas nas aulas teóricas, de forma a aplicar e consolidar os conhecimentos. Cada aula incluirá um caso clínico que vai ser acompanhado e exercício prático, seguido de um espaço para leitura, interpretação e discussão de resultados. Para finalizar o estudo de cada tema, semanalmente será realizado um questionário para avaliar a aquisição e compreensão de conhecimentos. Paralelamente, será realizado por cada aluno, um relatório simples (diário de relatório) de cada tema dado. A compilação de todos os relatórios permitirá a criação do Diário de Laboratório que resultará numa nota somatória final.

1ª Aula – Análise de Cocos Gram Positivos em Modelo Sangue aplicado a Enterococcus
2ª Aula - Pesquisa de genes de resistência à vancomicina em Enterococcus
3ª Aula - Cocos Gram Positivos em Modelo Sangue aplicado a Staphylococcus
4ª Aula - Staphylococcus – identificação e detecção por biologia Molecular
5ª Aula - Bacilos Gram Positivos em Modelo LCR Recém Nascido aplicado a Listeria monocytogenes
6ª Aula - Enterobacteriaceae (Yersinia /Salmonella) em Modelo de Fezes
7ª Aula - Pseudomonas (Otite) em Modelo Pus
8ª Aula – Diagnóstico laboratorial das infecções por fungos (Aspergillus e dermatófitos) em expectoração e amostra de cabelo contaminado.
As restantes horas são usadas para leitura e interpretação de resultados.

ORIENTAÇÃO TUTORIAL
As 6 h de aulas de Teórica são dadas ao longo de 3 aulas com apoio dirigido aos alunos em 3 temas principais:

Aula 1 – Aula de amostragem (OT), onde após apresentação de regras para amostragem geral e transporte de produtos clínicos, os alunos vão analisar várias situações de amostras e transporte de forma a avaliar as decisões a tomar perante cada produto.

Aula 2 – Amostragem por Produto – espera-se explorar a amostragem, transporte e processamento de produtos clínicos através da preparação de apresentação do tema, em formato de poster ou apresentação PPT que decorrerá durante 10 min. Além disso, devem compilar todo o material recolhido (bibliografia) e material de suporte para análise de estudo em formato portefólio).

Aula 3 – Aula Controlo de Qualidade onde será dado aos alunos os conceitos e em turma explorados a legislação e condições para a realidade global do laboratório combinado vários tipos de actividades.

Docentes

Professor(a) Associado(a)
Licenciada em Farmácia pela Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (1991) e doutorada em Biotecnologia pela Universidade Católica Portuguesa (UCP) em…