Ciências do Consumo e Nutrição

10 ECTS / Semestral / Português

Objetivos e competências

Os objetivos fundamentais são:

• conhecer os princípios e métodos de análise sensorial e ciência do consumidor e sua aplicação ao controle e garantia de qualidade e desenvolvimento de alimentos;
  • compreender o comportamento do consumidor, entender a escolha de alimentos, fatores determinantes e barreiras para a adoção de novos produtos alimentares;
  • desenvolver estratégias profissionais eficazes utilizando a Inteligência Emocional aplicada aos domínios da liderança, trabalho em equipa, resolução de problemas e gestão de conflitos;
  • compreender os aspetos nutricionais da relação entre dieta e saúde

No final da UC, espera-se que os alunos sejam capazes de formular objetivos dos testes sensoriais, comparar, selecionar e usar adequadamente os diferentes métodos de avaliação sensorial, analisar os dados e tirar conclusões, usar a inteligência emocional para criar ambientes mais motivadores e conhecer recomendações nutricionais e fatores que possam interferir na qualidade de alimentos.

Metodologias de ensino

A disciplina está estruturada em aulas teóricas, aulas teórico-práticas e workshops. As aulas teóricas serão usadas para explicar e discutir os principais conceitos e fundamentos para uma compreensão geral da seleção, desempenho e interpretação dos testes sensoriais, da inteligência emocional e da relação dieta-saúde seguindo o programa definido e de acordo com os objetivos da UC. Esses conceitos serão aplicados nas aulas práticas e no desenvolvimento de sucessivos mini-projetos:

• Exercícios práticos e de laboratório
  • Casos práticos projetados para explorar atitudes e comportamentos do consumidor- Projeto: seleção de produto, promoção da sua melhoria e aplicação da análise sensorial.

Exercícios de laboratório, incluindo a atribuição do projeto, são obrigatórios.

Conteúdos programáticos

Introdução. Sentidos e perceção sensorial e fatores fisiológicos e psicológicos que a afetam.

Preparação e condução de testes sensoriais. Painel de provadores, seleção e formação de provadores.Técnicas qualitativas.Teste de discriminação. Análise descritiva-metodologias clássicas e novas (CATA, NAPPIN, PERFIL FLASH).Aplicação da análise sensorial no controle de qualidade e desenvolvimento de produtos. Métodos afetivos em testes com consumidores.Perceção e comportamento do consumidor, fatores determinantes e barreiras à adoção de novos produtos alimentares.Novos desenvolvimentos em análise sensorial e ciência do consumidor.

Inteligências múltiplas e multipolaridade cerebral. Inteligência emocional no trabalho em equipa e gestão de emoções.

Aspetos nutricionais da relação entre dieta e saúde. Influência da dieta no emergir de doenças crónicas não transmissíveis, toxicologia alimentar.

Desenvolvimento/melhoria de alimentos em resposta a desafios nutricionais. Conceitos de epidemiologia.

Investigador(a)
É licenciada em Engenharia Química (UP), Mestre em Enologia-Ampelologia (Universidade de Bordéus) e Doutorada em Biotecnologia (UCP). É membro da…