Pós-Graduação em Ciência de Dados em Biomedicina

Comece na recolha de dados clínicos e termine com a app à venda

Escola Superior de Biotecnologia

Rua de Diogo Botelho 1327
4169-005 Porto
E-mail: esb@ucp.pt ou perguntas.esb@ucp.pt
Tel: 22 558 00 00 ou 93 201 1541
Telemóvel/WhatsApp/Signal/Telegram: 93 201 1541
Youtube: www.youtube.com/biotecnacatolica
Facebook: www.facebook.com/catolicaportobiotecnologia
Instagram: www.instagram.com/catolica.porto.biotecnologia/
Twitter: twitter.com/BiotecCatolica
Linkedin: www.linkedin.com/school/esb-ucp

Mais Informação

Regime presencial com possibilidade de sessões online (até 50%)

Regime

Pós-Laboral

6 meses (outubro a março do ano seguinte)

Brochura

Apresentação

Esta é uma pós-graduação para o séc. XXI: rápida, intensa, focada no digital – e pensada para quem quer tirar partido da inteligência artificial para desenvolver ferramentas avançadas de apoio ao diagnóstico e tratamento médico através do processamento de dados.

O trabalho começa com a aquisição de dados em ambiente laboratorial. Seguem-se etapas de criação de bases de dados, análise e tratamento de dados, aplicação de técnicas de apoio à decisão em biomedicina e desenvolvimento de interfaces utilizador-máquina. O resultado final pode ser um software novo, com design próprio, validado e funcional.

No final desta pós-graduação os participantes estarão habilitados a:
  • Utilizar sistemas de aquisição de dados biomédicos em ambiente laboratorial
  • Criar sistemas de fluxo de dados deste a aquisição, criação/cura de uma base de dados, tratamento, processamento e análise de dados
  • Utilizar ferramentas para extração, pré-processamento e exploração de biosinais
  • Criar modelos descritivos e preditivos de sistemas biomédicos
  • Adquirir noções de programação em Python, R, Matlab® ou C/C++

Áreas de Estudo

O programa curricular permite obter conhecimentos sólidos em algoritmia, biologia computacional, técnicas analíticas de apoio ao diagnóstico, interfaces e biossensores, técnicas de aquisição e instrumentação, digitalização de informação, tratamento e construção de bases de dados, modelação, processamento e análise digital de sinal, técnicas de aprendizagem computacional (machine learning) e criação de interfaces utilizador/máquina.

Destinatários

Esta pós-graduação é útil para numerosas áreas de atividade e interesse:
  • Engenheiros ou cientistas de ciência de dados
  • Engenheiros de software e sistemas médicos
  • Analistas de business intelligence em medicina
  • Engenheiros ou cientistas de machine learning
  • Engenheiros de inteligência no negócio
  • Arquitetos ou engenheiros de infraestruturas de big data
  • Técnicos de pesquisa em epidemiologia molecular e genética estatística
  • Técnicos de pesquisa translacional em bioinformática e biosensores
  • Consultores/assessores de informática em saúde
  • Diretores de departamento/coordenadores de projetos em ciência de dados na indústria
  • Técnicos de sistemas de aquisição de dados médicos
  • Técnicos de análise de dados médicos em bases de dados relacionais
  • Responsáveis da produção de sistemas médicos
  • Responsáveis da engenharia de produto e engenharia de processos
  • Auditores de sistemas da qualidade de software médico

Processo de Seleção

São destinatários deste curso titulares de formação superior em ciências biológicas ou em múltiplas áreas da engenharia. As candidaturas são apreciadas com base no currículo académico e profissional dos candidatos. Poderão ser admitidos profissionais não titulares de curso superior com experiência na área e/ou outra formação académica quando o perfil assim o justifique (e neste caso o diploma final é de especialização e não de pós-graduação).

Funcionamento

A pós-graduação tem uma duração de aproximadamente 6 meses e será ministrada em regime presencial com possibilidade de sessões online (até um máximo de 50% da carga horária) em plataforma digital. As sessões presenciais decorrerão às sextas‐feiras das 14h30 às 18h30 e sábados das 9h00 às 13h00 (8 horas/semana) nas instalações da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, no Porto.
Pontualmente poderão também ser marcadas algumas sessões às sextas-feiras de manhã ou sábados de tarde. A pós-graduação é constituída por 11 disciplinas, todas objeto de avaliação individual, e por um trabalho final. As horas de contacto incluem trabalho teórico, teórico-prático e prático.

Comissão de Coordenação

Prof. Doutor Pedro Miguel Rodrigues (coordenador científico e executivo)
Prof. Doutora Maria Manuela Pintado
Prof. Doutor António César Ferreira

O Prof. Doutor Pedro Miguel Rodrigues é autor de numerosos artigos científicos na interface da inteligência artificial com a medicina, tendo sido já reconhecido pelos Health INNOVAtion Awards e pelo programa HiTech. Ocupa neste momento lugar de destaque a nível nacional no que toca a investigação nesta área e recentemente criou, entre outros, um algoritmo que analisa sinais elétricos cerebrais e diagnostica com elevada precisão (98%) quais são os portadores assintomáticos ou precoces da doença de Alzheimer. Tem diversos projetos de investigação em curso.

Tem alguma questão?

PREENCHA ESTE FORMULÁRIO