O Centro de Biotecnologia e Química Fina marcou presença na 1.ª Conferência Nacional da Associação Portuguesa para a Gestão de Ciência que assinalou o lançamento oficial da nova associação que representa os profissionais das áreas da gestão de ciência. “O papel estratégico dos gestores de ciência em Portugal – desafios e oportunidades” foi o tema que esteve em destaque na mesa redonda que contou com a participação do CBQF.
O evento reuniu gestores de ciência de todo o país, bem como investigadores, representantes institucionais e decisores políticos, num dia dedicado ao diálogo, à partilha de experiências e à reflexão colaborativa sobre o papel estratégico da gestão de ciência no sistema nacional de investigação.
O Centro de Biotecnologia e Química Fina (CBQF) da Faculdade de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa esteve representado por Mariana Bexiga, Head of Strategy and Value Creation do CBQF, que participou na mesa-redonda. “O CBQF reconhece o papel fundamental dos Gestores de Ciência na promoção da excelência científica, por isso é com orgulho que marcámos presença neste evento marcante para a comunidade de gestores de ciência em Portugal e contribuímos para uma maior valorização destes profissionais”, afirmou.
A conferência, que teve lugar no dia 8 de outubro de 2025, na Universidade de Aveiro, teve como objetivos apresentar oficialmente a associação, reforçar a identidade e o reconhecimento da profissão de gestor de ciência e discutir as tendências e desafios futuros nas políticas de ciência, inovação e financiamento.