“Agradeço a confiança que integra tanto uma apreciação da prestação passada, como uma avaliação do risco futuro. Afirmo que continuaremos com ambição o caminho de contribuir para a transformação do mundo através da ciência e educação”. Palavras da Reitora da Universidade Católica Portuguesa, Isabel Capeloa Gil, na cerimónia de investidura do cargo de Reitora e da sua Equipa Reitoral, realizada no dia 15 de novembro, no auditório Cardeal Medeiros, em Lisboa.
Num evento que reuniu a comunidade académica e diversos convidados, Isabel Capeloa Gil afirmou que “a Universidade Católica Portuguesa, como instituição da Igreja portuguesa, está alinhada com um modelo de justiça social e de inclusão, o que significa pugnar pelo diálogo em vez da polarização, pela equidade em vez da desigualdade, pela justiça, apostando num projeto de esperança em prol do bem comum”.
Para a Reitora da UCP, “esta missão implica diálogo constante e colaboração”, mas assegurou que esse “diálogo não implica necessariamente consenso, porque a universidade não é um espaço de conformismo”. Acrescentou ainda que a universidade “não pode deixar de ser profundamente universalista, com todos os riscos que tal consciência implica”.
Durante o discurso de tomada de posse, a Reitora da UCP anunciou novos projetos para o próximo mandato, centrando-se em três eixos: “desenvolvimento e retenção de talento (desenvolvimento das carreiras e a formação de novas lideranças); na renovação do modelo pedagógico e no desenvolvimento e alargamento infraestrutural”.
Isabel Capeloa Gil anunciou também o lançamento de “cinco novas iniciativas transversais”: Transformação Pedagógica e Literacia Tecnológica; Excelência para a Ciência e Sociedade; Campus inteligente e sustentável; Longevidade e Inovação; e Novas Humanidades.
Numa menção final, a Reitora dirigiu-se aos estudantes, incentivando-os a terem “disponibilidade para abraçar as oportunidades que o nosso extraordinário mundo global oferece, cultivando sempre a curiosidade infinita e a imaginação”.
Convidado desta cerimónia, António Leitão Amaro, Ministro da Presidência, destacou “o projeto moral, humanista e universalista” da UCP bem como “o papel que tem na transmissão de ferramentas na formação tecnológica, humanista e na multiplicidade das áreas de ciência que aqui se cultivam”.
O Patriarca de Lisboa e Magno Chanceler da Universidade Católica, D. Rui Valério encerrou a cerimónia realçando a responsabilidade da instituição na construção de um caminho de paz.
“Só quando se volta o olhar de forma renovada para o ser humano é que se pode encontrar o verdadeiro caminho da paz, da prosperidade e da esperança. Neste âmbito, qualquer Universidade, mas de forma muito particular, uma Universidade Católica, tem um papel importantíssimo e, ousamos até dizer, insubstituível”, defendeu.
O Magno Chanceler salientou a importância de que quem seja formado na Universidade Católica Portuguesa “se torne protagonista nas várias frentes da sociedade portuguesa e além destas fronteiras” e “se torna semente de Esperança para o nosso mundo”, concluiu.
A cerimónia de investidura enquadrou também a tomada de posse da nova equipa reitoral.
Transitaram da equipa reitoral cessante Peter Hanenberg, Vice-Reitor para a Investigação e Educação Doutoral, Isabel Vasconcelos, Vice-Reitora para o ensino e Inovação Pedagógica, Miguel Athayde Marques, Vice-Reitor com o pelouro do Desenvolvimento Infraestrutural e Estratégico, Fernando Ferreira Pinto, Vice-Reitor para os Assuntos Jurídicos, Margarida Mano, Vice-Reitora para a Melhoria Contínua e Desenvolvimento, e José Manuel Pereira de Almeida, Vice-Reitor e responsável pela Responsabilidade Social, Inclusão e Assuntos Pastorais.
Um novo Vice-Reitor passou a integrar esta equipa, Nelson Ribeiro, para o pelouro da Transformação, Colaboração e assuntos Internacionais.
Também os Pró-Reitores Aires do Couto, Pró-Reitor do Centro Regional de Viseu, e Isabel Braga da Cruz, Pró-Reitora do Centro Regional do Porto, e a Administradora Helena Brissos de Almeida, transitaram da equipa reitoral cessante. Tomou ainda posse, como Pró-Reitor do Centro Regional de Braga, Paulo César Azevedo Dias. Passou também a integrar a nova equipa, como Pró-Reitora para a Inovação e Empreendedorismo, Céline Abecassis-Moedas.
A cerimónia contou com transmissão em direto através do Youtube da UCP, que poderá rever aqui.