Investigadores da Universidade Católica no Top mundial dos investigadores mais citados, segundo a Universidade de Stanford

Quarta-feira, Setembro 25, 2024 - 10:23

São dez os investigadores da Universidade Católica Portuguesa (UCP) que integram o Top mundial de cientistas mais citados em 2023, segundo o ranking “World’s Top 2% Scientists 2023”, elaborado pela Universidade de Stanford (EUA), em colaboração com o grupo editorial Elsevier.

Do Centro de Biotecnologia e Química Fina (CBQF) constam os investigadores Célia Manaia (Microbiologia), João C. Fernandes (Medicina Geral e Interna), Marta W. Vasconcelos (Biologia das Plantas e Botânica), assim como Manuela Pintado e Paula Teixeira (Ciência dos Alimentos).

Na área de Nutrição e Dietética está a investigadora Paula Ravasco, investigadora do Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde (CIIS) da Faculdade de Ciências da Saúde e Enfermagem.

Nas áreas de Economia e Gestão são destacados os investigadores Filipe Santos, Ilídio Barreto e René Bohnsack, do CUBE da Católica Lisbon – School of Business and Economics, bem como Arménio Rego, do Centro de Estudos de Gestão e Economia (CEGE) da Católica Porto Business School.

De referir que neste ranking são também destacados seis investigadores pelo impacto gerado para a ciência ao longo de toda a sua carreira: Paula Ravasco (CIIS), Célia Manaia (CBQF), Paula Teixeira (CBQF), Manuela Pintado (CBQF), João Fernandes (CBQF), Paula Castro (CBQF, Ciências Ambientais).

“Este resultado é o reconhecimento internacional da elevada qualidade da produção científica da Universidade Católica Portuguesa e da excelência dos nossos investigadores, que contribuem para o avanço da ciência nas respetivas áreas", destaca Isabel Capeloa Gil, Reitora da UCP.

A “World’s Top 2% Scientists List” inclui mais de 100 mil cientistas de todo o mundo, de 22 áreas e 174 subáreas. Este documento integra a lista dos investigadores cujos trabalhos publicados mais contribuíram para o progresso nas suas respetivas áreas e que mais influenciaram a produção científica de outros investigadores. O estudo pode ser consultado aqui.