
Junte-se a nós no dia 7 de fevereiro, a partir das 14:00.
Não é necessário registo – basta aparecer em EBI 021.
Diana P. Fonseca é a nossa convidada
A comida contaminada causa 600 milhões de casos de doenças transmitidas por alimentos e 420.000 mortes anualmente, resultando em 33 milhões de anos de vida saudável perdidos, e isto pode ser uma subestimação. A segurança alimentar é crucial para o setor alimentar, de forma a proteger a saúde pública e garantir que os alimentos que consumimos estão livres de contaminantes prejudiciais. Apesar dos recentes avanços na investigação científica e na inovação, vários obstáculos impedem a adoção generalizada de melhorias na segurança alimentar, como a falta de cooperação e partilha de informações entre as partes interessadas, regulamentações complexas e elevados custos de implementação.
Superar estes obstáculos exige um esforço coordenado e interdisciplinar entre a indústria, os reguladores, os investigadores e os inovadores, de modo a identificar as prioridades de segurança alimentar e traduzi-las em soluções inovadoras e práticas.
Para abordar estes desafios-chave, o CATALYSE, um projeto europeu, tem como objetivo catalisar a inovação científica em ações práticas de segurança alimentar, criando uma Comunidade de Prática (CoP), ou seja, um grupo de pessoas e organizações com um interesse comum na segurança alimentar, trabalhando em conjunto para partilhar conhecimento, resolver problemas e impulsionar a inovação.
A CoP do CATALYSE visa promover a colaboração e a partilha de conhecimento entre as partes interessadas da segurança alimentar, a fim de acelerar a adoção e a implementação de práticas e tecnologias inovadoras. Isto contribuirá para uma comunidade mais resiliente, sustentável e equitativa, atendendo às necessidades de todas as partes interessadas, desde a fazenda até à mesa, com o objetivo comum de garantir a segurança alimentar.