Objetivos e Competências
Dar aos estudantes os conhecimentos necessários para selecionar sistemas de embalagem e solucionar problemas relacionados com as embalagens da indústria alimentar, aplicando conhecimentos anteriormente adquiridos nas áreas da química, microbiologia e tecnologia alimentares e na área da transferência de massa. Os estudantes devem ficar a conhecer os principais sistemas de embalagem, a nível de materiais, suas características e propriedades, a sua relação com a vida-útil dos produtos e com a performance na cadeia de distribuição. Os estudantes devem aprender a aplicar ferramentas de simulação matemática para estudos de vida-útil de alimentos embalados. Devem adquirir conhecimentos a nível dos ensaios laboratoriais para identificação e caracterização dos materiais, propriedades barreira e testes de compatibilidade alimentar. Os alunos devem ficar a conhecer a legislação aplicável e os aspetos ligados à segurança dos materiais em contacto com alimentos, em particular os contaminantes potenciais e métodos de controlo e avaliação.
Metodologias de ensino
Aulas Teóricas para apresentação de conceitos
Teórico-Práticas para resolução de exercícios
Práticas laboratoriais e elaboração de relatório
Desenvolvimento de trabalho em grupo com apresentação oral e relatório
Conteúdos programáticos
AULAS TEÓRICAS
Introdução. Funções e requisitos da Embalagem. Materiais e sistemas de embalagem (vidro, metal, plástico, papel e cartão, materiais combinados). Novos materiais e sistemas de embalagem. Embalagem e tecnologias de conservação. Materiais em contacto com alimentos. Vida-útil de alimentos embalados. Embalagem e o ambiente.
AULAS TEÓRICO-PRÁTICAS
Resolução de exercícios sobre interação embalagem alimento, legislação sobre embalagem e materiais em contacto e sobre vida-útil de alimentos.
AULAS PRÁTICAS
Ensaios físicos de caracterização de materiais, ensaios de permeabilidade e ensaios de migração.