Avanços na engenharia com base na biotecnologia

Sexta-feira, Outubro 24, 2014 - 15:04

Avanços na engenharia com base na biotecnologia

No âmbito do XX Congresso Nacional da Ordem dos Engenheiros a Doutora Cristina Calheiros, numa comunicação conjunta com a Doutora Catarina Amorim e Prof. Doutora Paula Castro, apresentou alguns dos recentes avanços da engenharia relativo ao tratamento biológico de águas residuais. Este congress,o cuja temática central era a "Engenharia 2020 - Uma Estratégia para Portugal", decorreu de 17 a 19 de Outubro de 2014 no Centro de Congressos da Alfândega do Porto e contou com o alto patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República.

O trabalho desenvolvido na Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa recebeu destaque na sessão técnica dedicada à sustentabilidade. A apresentação abordou duas soluções de tratamento de águas residuais baseadas em processos biológicos e aplicadas a dois casos distintos da atualidade: o tratamento de águas residuais domésticas com leitos de plantas e tratamento de águas residuais com recurso à tecnologia de grânulos aeróbios.

O primeiro caso surgiu como exemplo de sucesso de implementação dos Leitos de Plantas para tratamento de águas domésticas, sendo uma solução ecológica de baixa tecnologia adequada a habitações ou pequenos aglomerados em que se perspetive a reutilização da água ou se pretenda melhorar a sua qualidade após tratamento preliminar. O segundo caso apresentado centrou-se na tecnologia de grânulos aeróbios como um sistema robusto e capaz de lidar com micropoluentes presentes em águas residuais domésticas produzidas em grande escala. A tecnologia de grânulos aeróbios representa uma solução energeticamente mais favorável do que os convencionais processos de lamas activadas e pode ser aplicada a várias tipologias de água residual.