Press News & Events

Ana Maria Gomes: "Gastronomia sustentável: onde nutrição, cultura e sustentabilidade se encontram"

Wednesday, June 18, 2025 - 08:33
Publication
Público

Artigo de Opinião por Ana Maria Gomes, investigadora do CBQF e docente da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa no Porto.

O dia 18 de junho marca o Dia Mundial da Gastronomia Sustentável, uma data que convida à reflexão sobre como produzimos, escolhemos, transformamos e consumimos os alimentos.

No calendário das causas globais, o dia 18 de junho marca o Dia Mundial da Gastronomia Sustentável, uma data que convida à reflexão sobre como produzimos, escolhemos, transformamos e consumimos os alimentos. A gastronomia, além de arte e tradição, é também ciência e consciência cultural e social. Em países como Portugal, onde cada região conta a sua história através de sabores, aromas e técnicas únicas, a gastronomia é espelho vivo da diversidade geográfica e cultural. Aliada à sustentabilidade, é um instrumento essencial onde nutrição, inovação e cultura se entrelaçam para promover a saúde humana e a preservação do planeta, convocando todos os atores da cadeia alimentar, dos agricultores aos chefs, dos cientistas aos consumidores.

A gastronomia sustentável promove práticas agrícolas regenerativas, valoriza ingredientes locais e sazonais, respeita os ciclos naturais e reduz o desperdício. Mas é também um território fértil para a ciência e a inovação. A biotecnologia alimentar tem vindo a transformar o que comemos e como o fazemos, desde culturas mais resistentes que reduzem a necessidade de pesticidas, até enzimas na panificação que melhoram textura e conservação sem aditivos artificiais. Em Portugal, empresas em colaboração com centros de investigação (como os das agendas VIIAFOOD e Bioeconomia Azul) resgatam técnicas ancestrais como a fermentação potenciando alimentos probióticos que favorecem a saúde intestinal, cultivam novas fontes de proteína, como algas e insetos, com elevado valor nutricional, ou valorizam subprodutos agroalimentares para a produção de alimentos mais sustentáveis numa lógica de economia circular, reduzindo emissões, desperdício e dependência de recursos naturais.

Leia o artigo completo aqui