O Dia Nacional da Cultura Científica foi criado pelo Ministro da Ciência e da Tecnologia (Prof. Dr. José Mariano Gago) em 1996. A data escolhida para a celebração anual foi 24 de novembro, dia em que nasceu Rómulo Vasco da Gama Carvalho (1906 - 1997), um expoente superior da ciência e cultura científica em Portugal que foi também poeta (com o pseudónimo António Gedeão), historiador e autor dramático, para além de professor de físico-química. Quem já ouviu a canção Pedra Filosofal conhece o poema mais famoso do autor.
A ESB associa-se a esta homenagem desde 2022 com uma atividade de divulgação de ciência aberta a todos os alunos interessados do ensino secundário e focada nas pessoas detrás da ciência. Ao fim da tarde, ao ritmo de um lanche simpático, os jovens ficam a conhecer os percursos, objetivos, dúvidas e motivações dos investigadores e alunos de doutoramento do centro de investigação da faculdade.
Em 2025 o evento vai ter lugar a 20 de novembro entre as 17h30 e as 19h30. A participação é gratuita e muito simples: basta preencher este formulário individual (até 14 de novembro). A aceitação está limitada à capacidade do auditório.