Objetivos e Competências
Introdução à Biotecnologia, com enfase nas suas aplicações nas áreas da Bioengenharia e da Microbiologia. Explorar questões fundamentais da Biotecnologia, começando com uma perspetiva histórica: o que é a Biotecnologia e como apareceu; a Biotecnologia Clássica e Moderna; como é feita e usada nos nossos dias; quais as conseqüências da sua aplicação nas vidas de seres humanos e outros animais, plantas e ambiente. A Biotecnologia como ciencia agregadora de muitas disciplinas, com aplicações diversas (saúde, ambiente, energia, bioplásticos, alimentação, novos dispositivos médicos, etc). A importância da Biotecnologia como uma ferramenta para o Desenvolvimento Sustentável e Economia Circular. A questão: de que forma é a biotecnologia pode respoder aos Objectivos para Desenvolvimento Sustentável (ODS) para a Agenda 2030 das Nações Unidas será trabalhada. Serão desenvolvidas as capacidades de trabalho em equipa e será estimulada a criatividade individual, bem como o racicocínio lógico.
Metodologias de ensino
Nesta UC os alunos desenvolvem um projeto em grupos de 3 elementos (excecionalmente 4) sob a orientação de um docente/investigador; o objetivo é que no fim do semestre, e em resultado do projeto desenvolvido, cada grupo tenha sido capaz de demonstrar de que forma é que a biotecnologia pode ser utilizada para responder aos objetivos para o desenvolvimento sustentável. O projeto pode ter uma realidade física, ou não. O tema do projeto, pode ser proposto pelo orientador ou pelos alunos. Os alunos dedicam pelo menos 2 horas por semana em laboratório e reúnem semanalmente com o orientador para planear o trabalho e discutir os resultados obtidos. No final do semestre todos os trabalhos são divulgados num evento designado por “Fórum da Biotecnologia”, com apresentação através de um poster e uma brochura.
Conteúdos programáticos
Aula 1: Aula teórica que introduzirá os alunos aos conceitos acima descritos, procurando que estes fiquem familiarizados com a Biotecnologia e suas aplicações na bioengenharia (alimentar, ambiente e biomédica) e microbiologia. Os alunos serão convidados a participar num questionário online, ao vivo e anónimo que avaliará os pré-conceitos sobre estes tópicos e motivar os alunos para o seu processo de aprendizagem.
Aula 2: Aula teórica em que os alunos irão ficar a conhecer os ODS, o conceito de desenvolvimento sustentável, e de que forma a biotecnologia pode responder a estes desafios. O exemplo dos bioplásticos será trabalhado em detalhe. Introdução à investigação na UCP com relevância para a Bioengenharia, Microbiologia e Gestão e com ligação à Biotecnologia.
Aula 3-12: Aulas de orientação tutorial em que os alunos, em grupo, irão trabalhar um ODS em particular com apoio de um tutor, para apresentação final num Fórum da Biotecnologia (Aula 13), a realizarem na última semana de aulas.