Objetivos e Competências
Objetivos Pedagógicos:
Adquirir conhecimentos sobre algumas áreas-chave da psicologia contemporânea relativas à saúde, ao desenvolvimento e ao comportamento humano.
Conhecer e sistematizar a informação mais atual acerca das perturbações da alimentação e do comportamento alimentar na infância, adolescência e idade adulta.
Resultados Expectáveis:
Aquisição de conhecimentos no âmbito da psicologia contemporânea relativas às áreas da saúde, do desenvolvimento e do comportamento humano.
Reconhecer e saber identificar as diferentes perturbações da alimentação e do comportamento alimentar.
Metodologias de ensino
A metodologia a privilegiar nas aulas é a exposição dos conteúdos programáticos pelo docente. Será também fomentado o debate crítico com os alunos, assente em problemas e situações de natureza prática apresentados a discussão pelo docente. Também serão apresentados casos práticos reais de acordo com os conteúdos teóricos apresentados.
Conteúdos programáticos
I. Psicologia, Saúde e Doença
II. Desenvolvimento Psicológico ao Longo do Ciclo de Vida
III. Psicologia e Comportamento Alimentar
IV. Perturbações da Alimentação e do Comportamento Alimentar na Infância, Adolescência e Idade Adulta
4.1. Pica
4.2. Mericismo
4.3. Perturbação da alimentação evitante / restritiva
4.4. Outras perturbações da alimentação na infância
4.5. Anorexia nervosa
4.6. Bulimia nervosa
4.7. Perturbação de ingestão alimentar compulsiva
4.8. Outras perturbações da alimentação ou do comportamento alimentar especificadas
4.9. Perturbações da alimentação ou do comportamento alimentar não especificadas
4.10. Sintomatologia do comportamento alimentar e Obesidade
Nota: os conteúdos das aulas teóricas são desenvolvidos, aprofundados e discutidos em função dos diferentes casos clínicos reais apresentados pela docente.