Objectivos e competências
A unidade curricular Projeto em Contexto Profissional, tem como objetivo possibilitar uma primeira experiência de integração num ambiente real de trabalho onde possam ser aprofundados os conhecimentos e competências na componente de bioeconomia e na(s) área(s) de biotecnologia do interesse do estudante. A realização do projeto em ambiente não académico proporciona aos estudantes a possibilidade de aplicação e de integração dos conhecimentos adquiridos na resolução de problemas das empresas ou de outras organizações e bem como o desenvolvimento profissional do estudante. É ainda expectável:
- O desenvolvimento de competências socioprofissionais transversais ao plano de estudos
- Promover as capacidades de adaptação de organização e de planificação de trabalho
- Estimular o espírito crítico e uma conduta ética e profissional
- Promover a empregabilidade.
A relação com a comunidade não académica contribui para um modelo de ensino mais integrado e de aprendizagem ao longo da vida.
Metodologias de ensino
Anualmente é reunido um conjunto de temas de projeto em diferentes vertentes da biotecnologia e as respetivas entidades de acolhimento.
Das várias opções disponíveis, os estudantes selecionam a(s) que mais se adequa(m) aos seus objetivos. A atribuição do tema/local de projeto é feita tendo em consideração a escolha do estudante e os critérios de seleção das instituições de acolhimento. De acordo com a temática do projeto, a equipa docente da UC identifica o tutor na ESB, docente ou investigador, que acompanhará o estudante. Ao longo do projeto, para além do acompanhamento pelo orientador/supervisor, são realizadas reuniões mensais com o tutor.
A aprendizagem é estimulada pela oportunidade de observação e de participação ativa nas atividades da entidade de acolhimento em que o estudante esteja integrado, bem como pelo acompanhamento do orientador/supervisor e do tutor quer durante o período de prática, quer na fase de elaboração do relatório de projeto e de preparação das provas públicas.
Metodologias de ensino
A UC Projeto em Contexto Profissional, conforme estabelecido nos seus objetivos, não visa um conjunto de conteúdos programáticos específicos, mas sim uma experiência de integração em contexto profissional real, aglutinadora dos conhecimentos e competências desenvolvidas ao longo do ciclo de estudos e promotora da reflexão crítica por parte do estudante sobre as diversas questões que se colocam no exercício da profissão (ex., científicas, técnicas, relacionais, éticas).