Objetivos e Competências
Objetivos Pedagógicos:
O trabalho desenvolvido no âmbito desta unidade curricular conduz, juntamente com Projecto de Investigação II, à elaboração da tese de mestrado. Esta constitui uma componente nuclear deste ciclo de estudos, contribuindo de forma decisiva para o desenvolvimento das competências de investigação. Pretende-se fomentar o desenvolvimento de competências técnicas em Microbiologia e em domínios mais específicos desta área conforme o tema de tese escolhido. Deverá, ao mesmo, fomentar o desenvolvimento de competências pessoais, factor determinante na empregabilidade e sucesso profissional.
Resultados Expectáveis:
- Capacidade para conceber, projectar, adaptar e realizar investigação científica na respectiva área de estudo;
- Conhecimento e capacidade para aplicar diferentes abordagens metodológicas na respectiva área de estudo.
- Capacidade para analisar criticamente, avaliar e sintetizar ideias novas e complexas - Capacidade para intervir ativamente, quando aplicável, na transferência de tecnologia entre o meio universitário e empresarial
Metodologias de ensino
A tese de mestrado corresponde a um trabalho de investigação original que contribua para o alargamento das fronteiras do conhecimento nas áreas de especialidade do programa de 2º ciclo em Microbiologia Aplicada. O trabalho pode ser realizado em instituições de Ensino Superior ou em empresas em Portugal ou no estrangeiro (mobilidade Erasmus).
O trabalho será acompanhado pelo(s) supervisor(s) e outros investigadores seniores, no sentido de permitir o desenvolvimento sustentado da investigação. Caso seja realizado fora da instituição promotora do mestrado, é nomeado um tutor como interlocutor entre esta e a instituição de acolhimento.
O trabalho realizado tem sequência em Projecto de investigação II.
Conteúdos programáticos
Os temas de tese são diversificados e focam a aplicação da microbiologia em diferentes áreas: alimentar, ambiental, saúde e biotecnologia.