Objetivos e Competências
- desenvolver atitudes de observador ativo e interveniente
- ponderar novas ideias e conceitos
- refletir de um modo mais estruturado, abrangente e profundo
- assumir um papel ativo que possibilite a criação de um ambiente de ensino-aprendizagem mais envolvente e eficaz
- comunicar de forma autêntica, o que inclui aprender a exprimir claramente o seu ponto de vista e a ouvir atentamente pontos de vista diferentes, esforçando-se por conseguir um entendimento profundo dos mesmos
- interagir com o meio de forma consciente e lúcida
- pensar com uma mente aberta
- saber lidar com questões complexas
- formular questões com clareza e precisão
- identificar informação relevante
- identificar pressupostos, implicações e consequências
- refletir e avaliar com critérios rigorosos
- comunicar com eficácia
Metodologias de ensino
A metodologia assenta numa aprendizagem ativa (ação-reflexão-ação) que estimula a reflexão e discussão em grupo sobre os diferentes temas.
Conteúdos programáticos
- Pensar para quê? A necessidade e vantagem do raciocínio crítico.
- Normas e obstáculos ao pensamento crítico
- Identificar argumentos
- Conceitos básicos de lógica