Patologia Geral

5 ECTs / Semestral / Português

Objetivos e Competências

  • Apresentar os conceitos próprios da Patologia, como sejam as alterações celulares e dos sistemas de órgãos que estão na origem das doenças.
  • Detalhar os processos patológicos que resultam da interação entre o património genético dos indivíduos e o ambiente.
  • Caracterizar as várias lesões patológicas que acometem diferentes órgãos/ sistemas de órgãos, nomeadamente do sistema digestivo.
  • Adquirir conceitos próprios da Patologia, que permita ao aluno a rigorosa interação com equipas multidisciplinares, bem como a adequação terapêutica da intervenção nutricional.
  • Através da apresentação de muitas doenças como o resultado da interação entre genética e ambiente, pretende-se que o aluno desenvolva capacidade crítica no que respeita à prevenção da doença.
  • Conhecendo o normal funcionamento do organismo e a natureza das diferentes lesões, pretende-se que o aluno entenda o racional das diferentes intervenções nutricionais.

 

Metodologias de ensino

A Unidade Curricular é composta por aulas teóricas, de caráter expositivo, bem como por aulas teórico-práticas, onde serão visualizadas imagens de diferentes imagens que serão adequadamente analisadas e discutidas com a Docente.

A Unidade Curricular será avaliada por exame final (80% da nota final), pela participação e empenho nas aulas teórico-práticas (10%), bem como pela realização de um trabalho monográfico, em grupo (20%).

 

Conteúdos

Introdução à patologia: conceitos fundamentais.
Lesão, morte e adaptação celulares. Lesões reversíveis e lesões irreversíveis. Necrose e apoptose.
Regeneração e cicatrização tecidular.
Inflamação. Patologias inflamatórias do tubo digestivo.
Doenças do sistema imune.
Desordens hemodinâmicas, trombose e choque.
Patologia do sistema cardiovascular: aterosclerose, arteriosclerose, vasculite e enfarte.
Desordens nutricionais: patologia da desnutrição e da obesidade; malabsorção de vitaminas e minerais.
Patologia das doenças hepáticas.
Patologia pancreática – pancreatites.
Neoplasia: Iniciação, estimulação, diferenciação, proliferação, Angiogénese. Invasão. Metastização; nomenclatura de neoplasias, adenomas, carcinomas, linfomas e suas características.
Carcinogénese do aparelho digestivo.
Patologia Ambiental: tabaco, pesticidas e outros xenobióticos.
Patologia do Envelhecimento.

Docentes

Professor(a) Auxiliar Convidado(a)
2001 Licenciatura Ciências da Nutrição FCNAUP 2007 Doutor Medicina / Biologia Humana FMUP 2014 Mestrado Integrado Medicina FMUP