Objetivos e Competências
- Ilustrar de que forma a microbiologia interseta com o nosso quotidiano e com os percursos profissionais.
Reforçar os conhecimentos básicos de microbiologia relacionados com taxonomia, diferenciação, metabolismo e patogenicidade de microrganismos. - Introduzir alguns componentes de aprendizagem por projeto.
Metodologias de ensino
Desenvolvimento de estudos de caso baseados em cenários em que determinadas áreas da microbiologia se relacionam com escolhas e desenvolvimentos profissionais e desafios sociais.
Os casos são desenvolvidos em grupos de 2 estudantes, numa forma progressiva através de perguntas gerais a responder para cada caso. Quatro casos são desenvolvidos ao longo do semestre via um conjunto de sessões tutoriais e cada caso evolui de acordo com um esquema progressivo. As sessões tutorias de cada caso terminam com uma entrevista com um profissional na área em questão, conduzida com base em perguntas pré-preparadas pelos próprios alunos.
Conteúdos programáticos
Os 4 casos estudados são:
- produção de vinho
- o vírus HPV
- as bactérias toxigénicas veiculados por alimentos
- o diagnóstico laboratorial das infeções urinárias Os casos são desenvolvidos via respostas às questões abaixo.
Quais são os microrganismos envolvidos (posição / posições taxonómicas, ou outras formas de identificação)?
Qual é a base bioquímica ou fisiológica do seu papel no caso em discussão (quais os mecanismos de patogenicidade, conversões bioquímicas)?
Quais as partes de formação em biologia / microbiologia mais chamadas para intervir nos desafios em discussão?