Materiais e Sistemas de Embalagem

5 ECTS / Semestral / Português

Objetivos e Competências

Dar aos estudantes os conhecimentos necessários para selecionar sistemas de embalagem e solucionar problemas relacionados com as embalagens da indústria alimentar, aplicando conhecimentos anteriormente adquiridos nas áreas da química, microbiologia e tecnologia alimentares e na área da transferência de massa. Os estudantes devem ficar a conhecer os principais sistemas de embalagem, a nível de materiais, suas características e propriedades, a sua relação com a vida-útil dos produtos e com a performance na cadeia de distribuição. Os estudantes devem aprender a aplicar ferramentas de simulação matemática para estudos de vida-útil de alimentos embalados. Devem adquirir conhecimentos a nível dos ensaios laboratoriais para identificação e caracterização dos materiais, propriedades barreira e testes de compatibilidade alimentar. Os alunos devem ficar a conhecer a legislação aplicável e os aspetos ligados à segurança dos materiais em contacto com alimentos, em particular os contaminantes potenciais e métodos de controlo e avaliação.

 

Metodologias de ensino

Aulas Teóricas para apresentação de conceitos
Teórico-Práticas para resolução de exercícios
Práticas laboratoriais e elaboração de relatório
Desenvolvimento de trabalho em grupo com apresentação oral e relatório

Avaliação
50% exame escrito (mínimo 8 valores)
25% relatórios das práticas laboratoriais
25% trabalho (mínimo 10 valores)

 

Conteúdos

AULAS TEÓRICAS
Introdução. Funções e requisitos da Embalagem. Materiais e sistemas de embalagem (vidro, metal, plástico, papel e cartão, materiais combinados). Novos materiais e sistemas de embalagem. Embalagem e tecnologias de conservação. Materiais em contacto com alimentos. Vida-útil de alimentos embalados. Embalagem e o ambiente.

AULAS TEÓRICO-PRÁTICAS
Resolução de exercícios sobre interação embalagem alimento, legislação sobre embalagem e materiais em contacto e sobre vida-útil de alimentos.

AULAS PRÁTICAS
Ensaios físicos de caracterização de materiais, ensaios de permeabilidade e ensaios de migração.

Docentes

Professor(a) Auxiliar Convidado(a)
Licenciada em Engenharia Química pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, mestre em Embalagem na School of Packaging da Michigan State…