Objetivos e Competências
Providenciar uma visão das múltiplas vertentes técnicas, científicas e humanas associadas ao projeto e ao funcionamento de unidades hospitalares. Assim, no final da Unidade Curricular, os discentes devem estar cientes dessas exigências, conhecer regulamentos, soluções e práticas de operação em unidades de saúde.
Pretende-se ainda incutir nos discentes a necessidade de investigar e forçar a abandonar alguns paradigmas e pré-conceitos do senso comum, no que diz respeito ao funcionamento e aos processos de gestão de uma unidade de saúde.
Metodologias de ensino
Com a exposição teórica e as visitas de estudo aos hospitais, incute-se nos discentes a necessidade de investigar e forçar a abandonar alguns paradigmas e pré-conceitos do senso comum, no que diz respeito ao funcionamento e aos processos de gestão de uma unidade de saúde.
Conteúdos
- Serviços Hospitalares. A organização hospitalar. Descrição e enquadramento de alguns serviços de apoio clínico e não clínico na estrutura organizacional. Decisões de subcontratação.
- Informação clinica e grandes volumes de dados. A importância do BIG-DATA na prestação de cuidados e o impacto dos equipamentos clínicos na produção e recolha dos grandes volumes de dados.
- Qualidade e Acreditação. Diferença entre certificação e acreditação. Conceitos de Governance. Importância da Política de Qualidade nas organizações hospitalares.
- Higiene e Desinfeção hospitalar. Identificação dos diferentes tipos de limpeza aplicáveis aos instrumentos e equipamentos utilizados no Hospital.
- Gestão de Resíduos Hospitalares. Identificação dos diferentes tipos de resíduos produzidos no hospital. Métodos de triagem, seleção e tratamento dos resíduos.
- Infeções Nosocomiais. O funcionamento de uma comissão de controlo infecção hospitalar
- Avaliação de investimentos em instalações e equipamentos. Conceitos básicos, métodos de avaliação e indicadores de decisão.
- A esterilização. Tipo de serviço, importância e métodos de trabalho.