Instalações Hospitalares

5 ECTS / 2º Semestre / Português

Objetivos e Competências

Providenciar uma visão das múltiplas vertentes técnicas, científicas e humanas associadas ao projecto e ao funcionamento de unidades hospitalares. Assim, no final da Unidade Curricular, os discentes devem estar cientes dessas exigências, conhecer regulamentos, soluções e práticas de operação em unidades de saúde.

Pretende-se ainda incutir nos discentes a necessidade de investigar e forçar a abandonar alguns paradigmas e pré-conceitos do senso comum, no que diz respeito ao funcionamento e aos processos de gestão de uma unidade de saúde.

 

Metodologias de ensino

A Unidade Curricular está organizada em módulos temáticos, sendo cada um destes leccionado por especialistas com experiência em unidades de saúde. Há um conjunto de sessões em sala de aula, que totalizam 39 horas. Suplementarmente, são efectuadas várias visitas de estudo a unidades de saúde para contacto direto com as realidades abordadas nas aulas.

 

Conteúdos

AULAS TEÓRICAS
Serviços Hospitalares. Descrição e enquadramento na e da organização da unidade de saúde.
A Segurança das Instalações e ITE
Qualidade e Acreditação
Higiene e Desinfecção Hospitalar
Arquitectura e Segurança: a visão do gestor com a segurança hospitalar; as preocupações centrais na arquitectura de edifícios hospitalares
Gestão de Resíduos Hospitalares
Infecções Nosocomiais

AULAS TEÓRICO-PRÁTICAS
Visitas de estudo

Docentes

Professor(a) Auxiliar Convidado(a)
Diretor dos Serviços Hoteleiros do Centro Hospitalar do Porto e também da Unidade Local de Saúde de Matosinhos. É vogal do Conselho Administração de…