Objetivos e método
- Reconhecer que a homeostase planetária é vital à sobrevivência da espécie humana e ao mesmo tempo está em perigo devido à atividade humana.
- Compreender os princípios básicos de funcionamento dos vários compartimentos ambientais, global e individualmente, e identificar ameaças e tendências que colocam a sua integridade em causa.
- Explorar as alternativas, oportunidades e ameaças centrais no futuro próximo e imediato que irão moldar a evolução da sociedade.
- Abranger as ramificações políticas, económicas, sociais, intergeracionais e de desenvolvimento que surgem como consequência de cada escolha (e não-escolha) coletiva.
- Encontrar as convergências na aparente disparidade de urgências por forma a hierarquizar as prioridades onde o efeito bola de neve desencadeia um efeito mais benéfico com menos efeitos secundários.
- Ponderar as razões da dificuldade de gerar mudança positiva em tempo útil.
A unidade curricular centra-se em aulas teóricas (maioritariamente expositivas) que vão sendo articuladas com momentos de análise e debate de textos (metodologia participativa) e sessões onde conferencistas convidados enriquecem a experiência de aprendizagem com pontos vista onde a complexidade do tema em apreço é aprofundada e realçada (abordagem problematizadora).
Programa
Ambiente, humanidade e sobrevivência pela sustentabilidade
Biodiversidade, conservação e extinção de espécies terrestres & aquáticas
Ecossistemas e serviços dos ecossistemas
População humana vs. ambiente: as grandes tendências
Princípios básicos de toxicologia
Recursos hídricos e poluição da água
Recursos minerais e resíduos sólidos
Energia renovável, não renovável e consumo negativo
Atmosfera, poluição e alterações climáticas
Produção alimentar e futuro da agricultura