Biotecnologia Vegetal e Marinha

5 ECTS / Semestre / Inglês

Objectivos e competências

  1. Promover o uso da biotecnologia para resolução de problemas globais que afetam a sociedade, ligados, por exemplo, às alterações climáticas, à produção de alimentos, à restauração de ecossistemas, ou ao desenvolvimento de novos biofármacos, compostos ativos, ou moléculas de origem marinha com interesse na bioeconomia;
  2. Fomentar o interesse na área da biotecnologia para o desenvolvimento de soluções aplicadas e tecnológicas, com um enquadramento social
  3. Conhecer os grandes desafios sociais, ambientais e de saúde que poderão ser mitigados parcialmente ou totalmente recorrendo à biotecnologia de plantas e biotecnologia marinha;
  4. Ser capaz de delinear uma estratégia biotecnológica inovadora, de forma coerente, crítica, e devidamente orçamentada
  5. Reconhecer e aplicar diferentes ferramentas laboratoriais utilizadas em projetos ligados à biotecnologia de plantas e biotecnologia
    marinha.

 

Metodologias de ensino

A metodologia de ensino será diversificada e utilizará diferentes métodos de ensino inovadores para melhorar a participação, envolvimento e motivação dos alunos nos tópicos abordados. Isso incluirá:
Sala de aula invertida: atribuir aos alunos palestras ou leituras pré-gravadas para revisão antes da aula e, em seguida, usar o tempo da aula para discussões interativas, atividades e resolução de problemas.
Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL): Apresentar aos alunos problemas do mundo real para resolver, incentivando o pensamento crítico, a colaboração e a aplicação do conhecimento.
Aprendizagem Baseada em Projetos (PjBL): Encarregar os alunos de projetos de longo prazo que exijam pesquisa, planeamento, execução e apresentação, promovendo independência e criatividade.
Ensino entre pares: permitir que os alunos ensinem uns aos outros por meio de apresentações, discussões em grupo ou sessões de revisão por pares, reforçando a compreensão e as habilidades de comunicação.
Estudos de Caso: Apresentar aos alunos relatos detalhados de situações reais ou hipotéticas para análise, incentivando a aplicação de conhecimentos teóricos a cenários práticos.
Simulações e dramatização: uso de simulações ou exercícios de dramatização para imergir os alunos em cenários realistas relevantes para sua área de estudo, promovendo aprendizagem experiencial e habilidades de resolução de problemas.
Integração tecnológica: incorporação de diversas tecnologias educacionais, como realidade virtual, simulações ou ferramentas de colaboração on-line, para aprimorar as experiências de aprendizagem e atender a diversos estilos de aprendizagem.
Palestras Interativas: Quebrando as palestras tradicionais com elementos interativos, como enquetes, questionários, discussões em grupo ou apresentações multimídia para manter os alunos engajados e participando ativamente.
Avaliação e Feedback dos Pares: Incentivar os alunos a fornecer feedback construtivo aos seus colegas sobre tarefas ou apresentações,
promovendo o pensamento crítico e melhorando as habilidades de comunicação.
Mapa Mental e Conceitual: Utilização de ferramentas visuais como mapas mentais ou mapas conceituais para organizar e conectar ideias complexas, facilitando a compreensão e retenção de informações.
Aprendizagem Colaborativa: Atribuição de projetos em grupo ou tarefas colaborativas que exigem que os alunos trabalhem juntos, promovendo o trabalho em equipe, a comunicação e as habilidades de negociação.
Aprendizagem Experiencial: Proporcionando oportunidades para experiências práticas, incluindo trabalho de campo e experimentos de laboratório, permitindo que os alunos apliquem conhecimentos teóricos em contextos do mundo real.

 

Conteúdos programáticos

  1. O estudo de questões contemporâneas nos sistemas humano, alimentar e de recursos naturais, incluindo as provocadas pelas alterações climáticas.
  2. Fisiologia e Metabolismo Vegetal.
  3. A evolução da agricultura e ferramentas para a inovação vegetal
  4. Biotecnologia aplicada à fitopatologia.
  5. Ambiente sustentável: Saúde dos solos. Soluções biotecnológicas para a atenuação do stress abiótico.
  6. Biotecnologia para uma melhor nutrição das culturas.
  7. Biodiversidade marinha, aplicações biotecnológicas e considerações éticas
  8. Biotecnologia das algas: cultivo, fatores de produção e de manutenção e de aumento de escala
  9. Biotecnologia de algas na aquacultura, na agricultura na bioremediação
  10. Bioprospeção de organismos marinhos: compostos bioativos, enzimas, biomateriais.
  11. Biotecnologia aplicada aos organismos marinhos no desenvolvimento de aplicações de valor acrescentado, incluindo, biocombustíveis, nutracêuticos, alimentos funcionais, compostos farmacêuticos.

Docentes

Professor(a) Auxiliar
Doutorada em Biotecnologia (especialidade em Biologia) pela Universidade Nova de Lisboa e pelo International Rice research Institute (Filipinas). Licenciada…
Professor(a) Associado(a)
Doutorada em Biotecnologia pela Universidade Católica Portuguesa, e licenciada em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de Coimbra, Ana Maria Gomes é…
Professor(a) Associado(a)
Doutorado, em 1990, em Ciências Naturais pela Univ. de Sarre, Saarbrücken, Alemanha. Licenciado em Ciências Farmacêuticas pela Univ. do Porto, Portugal, em 1985…