Objectivos e competências
- Promover o uso da biotecnologia para resolução de problemas globais que afetam a sociedade, ligados, por exemplo, às alterações climáticas, à produção de alimentos, à restauração de ecossistemas, ou ao desenvolvimento de novos biofármacos, compostos ativos, ou moléculas de origem marinha com interesse na bioeconomia;
- Fomentar o interesse na área da biotecnologia para o desenvolvimento de soluções aplicadas e tecnológicas, com um enquadramento social
- Conhecer os grandes desafios sociais, ambientais e de saúde que poderão ser mitigados parcialmente ou totalmente recorrendo à biotecnologia de plantas e biotecnologia marinha;
- Ser capaz de delinear uma estratégia biotecnológica inovadora, de forma coerente, crítica, e devidamente orçamentada
- Reconhecer e aplicar diferentes ferramentas laboratoriais utilizadas em projetos ligados à biotecnologia de plantas e biotecnologia
marinha.
Metodologias de ensino
A metodologia de ensino será diversificada e utilizará diferentes métodos de ensino inovadores para melhorar a participação, envolvimento e motivação dos alunos nos tópicos abordados. Isso incluirá:
Sala de aula invertida: atribuir aos alunos palestras ou leituras pré-gravadas para revisão antes da aula e, em seguida, usar o tempo da aula para discussões interativas, atividades e resolução de problemas.
Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL): Apresentar aos alunos problemas do mundo real para resolver, incentivando o pensamento crítico, a colaboração e a aplicação do conhecimento.
Aprendizagem Baseada em Projetos (PjBL): Encarregar os alunos de projetos de longo prazo que exijam pesquisa, planeamento, execução e apresentação, promovendo independência e criatividade.
Ensino entre pares: permitir que os alunos ensinem uns aos outros por meio de apresentações, discussões em grupo ou sessões de revisão por pares, reforçando a compreensão e as habilidades de comunicação.
Estudos de Caso: Apresentar aos alunos relatos detalhados de situações reais ou hipotéticas para análise, incentivando a aplicação de conhecimentos teóricos a cenários práticos.
Simulações e dramatização: uso de simulações ou exercícios de dramatização para imergir os alunos em cenários realistas relevantes para sua área de estudo, promovendo aprendizagem experiencial e habilidades de resolução de problemas.
Integração tecnológica: incorporação de diversas tecnologias educacionais, como realidade virtual, simulações ou ferramentas de colaboração on-line, para aprimorar as experiências de aprendizagem e atender a diversos estilos de aprendizagem.
Palestras Interativas: Quebrando as palestras tradicionais com elementos interativos, como enquetes, questionários, discussões em grupo ou apresentações multimídia para manter os alunos engajados e participando ativamente.
Avaliação e Feedback dos Pares: Incentivar os alunos a fornecer feedback construtivo aos seus colegas sobre tarefas ou apresentações,
promovendo o pensamento crítico e melhorando as habilidades de comunicação.
Mapa Mental e Conceitual: Utilização de ferramentas visuais como mapas mentais ou mapas conceituais para organizar e conectar ideias complexas, facilitando a compreensão e retenção de informações.
Aprendizagem Colaborativa: Atribuição de projetos em grupo ou tarefas colaborativas que exigem que os alunos trabalhem juntos, promovendo o trabalho em equipe, a comunicação e as habilidades de negociação.
Aprendizagem Experiencial: Proporcionando oportunidades para experiências práticas, incluindo trabalho de campo e experimentos de laboratório, permitindo que os alunos apliquem conhecimentos teóricos em contextos do mundo real.
Conteúdos programáticos
- O estudo de questões contemporâneas nos sistemas humano, alimentar e de recursos naturais, incluindo as provocadas pelas alterações climáticas.
- Fisiologia e Metabolismo Vegetal.
- A evolução da agricultura e ferramentas para a inovação vegetal
- Biotecnologia aplicada à fitopatologia.
- Ambiente sustentável: Saúde dos solos. Soluções biotecnológicas para a atenuação do stress abiótico.
- Biotecnologia para uma melhor nutrição das culturas.
- Biodiversidade marinha, aplicações biotecnológicas e considerações éticas
- Biotecnologia das algas: cultivo, fatores de produção e de manutenção e de aumento de escala
- Biotecnologia de algas na aquacultura, na agricultura na bioremediação
- Bioprospeção de organismos marinhos: compostos bioativos, enzimas, biomateriais.
- Biotecnologia aplicada aos organismos marinhos no desenvolvimento de aplicações de valor acrescentado, incluindo, biocombustíveis, nutracêuticos, alimentos funcionais, compostos farmacêuticos.