Objetivos e competências
Objetivos
Transferir conhecimentos básicos de Estatística e de alguns métodos de análise, para que os alunos adquiram competências basilares de organização, representação, interpretação e inferência de dados/informação.
Promover nos alunos o gosto pela Estatística, transferindo conhecimentos que os ajudem a ser utilizadores críticos desse mesmo conhecimento, com autonomia para extrair informação de dados e compreender as situações que eles representam.
Demonstrar o papel essencial da estatística na definição/compreensão de questões fundamentais nas áreas saúde/nutrição/microbiologia.
Criar nos alunos competências sólidas e domínio alargado de base estatística para a realização de investigação de qualidade nas áreas saúde/nutrição/microbiologia.
Preparar os alunos para tópicos mais avançados de análise e interpretação de dados que serão parte integrante de suas atividades profissionais nesta área do conhecimento.
Fomentar um raciocínio científico e crítico, essencial na tomada de decisões.
Resultados
Aplicação adequada da estatística nas áreas saúde/nutrição/microbiologia.
Compreender e interpretar o raciocínio estatístico utilizado nos artigos científicos da área.
Dominar metodologias de análise de dados e de inferência estatística.
Saber interpretar resultados de procedimentos estatísticos básicos e avançados.
Dominar o uso de programas estatísticos para representação, interpretação e análise de dados.
Metodologias de ensino
A disciplina está estruturada em aulas teóricas (19,5 h), teórico-práticas (33 h) e orientação tutorial (6h). Nas aulas T são apresentados os conteúdos teóricos, com exemplos de aplicação. Nas aulas TP os alunos resolvem exercícios propostos e compilados em fichas de trabalho que abrangem toda a matéria, com o objetivo de consolidar e aplicar os conhecimentos adquiridos. Na Bioestatística os alunos aprendem a utilizar o programa IBM SPSS Statistics, sendo os exercícios teórico-práticos resolvidos nesse software. As aulas de orientação tutorial destinam-se a apoiar, esclarecer dúvidas e orientar os alunos na utilização do SPSS.
Conteúdos programáticos
Teóricas
- Conceitos básicos de Estatística: população/amostra, variáveis aleatórias, escalas de medição e amostragem
- Estatística descritiva: dados qualitativos e quantitativos, medidas de síntese, representações gráficas
- Distribuições de probabilidade de variáveis aleatórias contínuas: normal, normal padrão, t-Student, Qui-quadrado e F
- Amostragem aleatória e distribuições amostrais
- Estimação intervalar
- Testes de hipóteses: procedimentos, região crítica, nível de significância, valor de prova
- Medidas de associação entre variáveis: razões de risco, teste de independência do Qui-Quadrado, coeficientes de correlação
- Regressão linear e linear múltipla
- Testes paramétricos: à média, diferença entre médias, variância, razão entre variâncias, proporção e diferença entre proporções, dados dependentes e independente, análise de variância
- Testes não paramétricos: à normalidade dos dados e à homogeneidade de variâncias, dados dependentes e independentes. Testes uni- e multi-amostrais
Teórico-Práticas
Resolução de exercícios sobre todos os tópicos elencados no Programa das Aulas Teóricas.
Utilização de um programa computacional (IBM SPSS Statistics) como ferramentas para a análise de dados.