Objetivos e competências
Dotar os estudantes de ferramentas indispensáveis à gestão de serviços de alimentação e bebidas (A&B).
O aluno deverá ser capaz de:
- Caraterizar o setor de atividade e o seu enquadramento legal
- Identificar os diferentes tipos de estabelecimentos de A&B
- Planear e desenvolver um serviço de A&B.
- Reconhecer diferentes modelos de produção e distribuição
- Elaborar pareceres técnicos sobre equipamentos; materiais e utensílios
- Organizar o circuito dos alimentos, tendo em conta a legislação em vigor, a Higiene e Segurança Alimentar e a otimização dos processos
- Compreender e saber intervir na a gestão de recursos humanos de estabelecimentos de A&B
- Elaborar ementas, tendo em consideração a adequação ao público-alvo, exequibilidade e custos.
- Elaborar fichas técnicas que cumpram simultaneamente os critérios nutricionais e económicos
- Saber elaborar e interpretar estudo económico, orçamentos e mapas financeiros.
- Compreender técnicas para gerir as expectativas do cliente e consumido
Metodologias de ensino
Teóricas: utilização dos métodos expositivo, interrogativo, demonstrativo e ativo. Realização de exercícios sobre cada um dos temas, acompanhados pelo docente.
Teórico-práticas: utilização dos métodos demonstrativo e ativo. Realização de trabalhos individuais e de grupo com base em estudos de caso e recorrendo ao programa Excel:
Orientação tutorial: trabalhos individuais e de grupo realizados nas aulas teórico-práticas.
Conteúdos programáticos
História, conceitos e terminologia, tipologia de estabelecimentos de A&B
O setor de atividade e sua caraterização
Gestão de estabelecimentos de A&B
Planeamento de serviços de A&B
Estudo económico, orçamentos e mapas financeiros
Satisfação do cliente e gestão de reclamações
Processos transversais à atividade
Tendências e novas oportunidades